NOTÍCIAS

Cultura | 05.09.13 - 14h50

Caminhos da Independência é tema de passeio deste sábado

Para celebrar o feriado, Sensibilização Turística vai percorrer pontos turísticos que remetem a episódios históricos

Para celebrar o Dia da Independência do Brasil, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, promove o Passeio de Sensibilização Turística Caminhos da Independência. Será realizado somente neste sábado (7), com inscrições abertas a partir das 8h desta sexta (6). “Será uma ótima oportunidade de a população descobrir ou aprender um pouco mais sobre locais e episódios históricos que aconteceram no Recife”, afirma o secretário de Turismo e Lazer, Felipe Carreras.

Todo o roteiro será feito em ônibus com ar condicionado, acompanhado por um guia, que explicará todos os pontos visitados e a história de cada um deles. A saída será às 14h, com ponto de encontro na Praça do Arsenal, no Recife Antigo e a chegada está prevista para as 17h30. Durante o passeio, será visitada a Praça General José Ignácio de Abreu e Lima, também chamada de Praça Cívica, composta por um painel de azulejos em homenagem às revoluções de 1817 (Republicana), 1824 (Confederação do Equador) e 1848 (Praieira). Quase no centro do local existe um tanque com uma grande imagem de Santo Amaro, de autoria do artista plástico Corbiniano Lins.

Ainda na rota está uma visita ao Forte do Brum, construído a partir de 1626, pelos portugueses, e concluído a partir de 1630 pelos invasores holandeses. Atualmente, abriga o Museu Militar, onde estão expostas armas, munições e fardamentos desde a época da invasão holandesa até tempos mais próximos, com a participação do exército brasileiro em vários episódios da história do Brasil e do mundo.

O tema Caminhos da Independência ainda contemplará passeios panorâmicos pela Praça da República; Monumento a Simon Bolívar; Praça Dezessete, que fica na Rua do Imperador, sendo uma das mais tradicionais da cidade e que também homenageia a Revolução de 1817; e Praça da Convenção de Beberibe, que contém um Monumento à Convenção de Beberibe, do artista Abelardo da Hora, para celebrar os episódios de 1821. O monumento, em cimento polido, tem oito metros de altura.

Em 1821, foi assinada a Convenção de Beberibe, decretando a independência de Pernambuco e elegendo uma junta governativa. Já em 1848, Beberibe, um dos bairros mais antigos do Recife, voltou a sediar combates, desta vez entre tropas leais ao Governo e os adeptos do movimento da Revolução Praieira.

O Passeio de Sensibilização Turística é tem como foco principal atingir a população local, para que ela passe a ter uma nova visão da cidade. Para participar, é necessário se inscrever, na manhã da sexta-feira, pelo (81) 3355-8605, e levar um quilo de alimento não perecível no dia do passeio. É importante reforçar que só participa da ação quem tiver inscrição confirmada. Cada pessoa que se inscrever tem direito a levar um acompanhante.