Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 28.11.16 - 12h33

Seminário discute educação a distância e políticas públicas

img_alt

O encontro provocou reflexões sobre o cenário atual de formação continuada de professores na modalidade a distância (Foto: Cortesia)

 

Com o objetivo de debater e refletir sobre o cenário atual de formação continuada de professores na modalidade a distância, a Prefeitura do Recife promoveu, por meio da Secretaria Municipal de Educação, o Seminário Educação a Distância (EaD): formação docente e políticas públicas. O encontro organizado pela "TEIAS: Rede de Mestres e Doutores" foi realizado na Escola de Formação de Educadores Paulo Freire, na Madalena, nas últimas quarta (23) e quinta-feira (24). 

 

No primeiro dia, a professora Maria Auxiliadora Padilha, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), apresentou dados de pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) em 2015. O levantamento apontava que a evasão nas formações é causada por falta de tempo, dificuldade financeira e falta de adaptação à modalidade. “Existem os desafios pessoais para investir na qualificação e ingressar em um curso a distância, além dos diversos empecilhos para um estudante iniciar neste tipo de curso. Precisamos rever as condições que as instituições oferecem para que o estudante permaneça no curso até concluí-lo”, disse.

Já nessa quinta, o foco foram as reflexões sobre os desafios que a rede municipal de ensino do Recife enfrenta para garantir a formação continuada dos professores e como a EaD pode ser um meio eficaz para atender esta demanda. O secretário-executivo de Tecnologia na Educação, Francisco Luiz dos Santos, relata que a modalidade de educação a distância já existe em vários países há muito tempo e que se consolidou como alternativa eficiente para formação. “A educação a distância não vem para competir com a forma tradicional de fazer educação. Ela vem para atender a uma necessidade que a outra não atende. Esta modalidade permite que estudantes façam cursos oferecidos em localidades distantes da que mora”, explicou.   

Adriana Cavalcanti, professora de tecnologia da Unidade Virtual de Cursos a Distância da Secretaria de Educação do Recife (Unirec), considera importante a realização de encontros que discutam a Educação a Distância. “Esta forma de educação é nova para a rede municipal do Recife e, pela experiência, já percebemos que dá certo. Formações como estas aumentam o conhecimento sobre esta modalidade de ensino”, defende. O pensamento foi corroborado pela gerente-geral de Política e Formação da Secretaria. “Sou defensora da Educação a distância. Precisamos aproveitar as tecnologias que estão disponíveis para aperfeiçoar a formação continuada d os professores”, afirmou a gestora.