Parceria permitirá utilização de softwares gratuitos por escolas da rede municipal
[caption id="attachment_38467" align="alignleft" width="680"] Geraldo: “Essa parceria permitirá que professores e alunos sejam formados em ferramentas reconhecidas globalmente". (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]
O prefeito Geraldo Julio assinou, na tarde desta terça-feira (17), um memorando de entendimento com a Secretaria de Educação de Pernambuco e com a empresa Autodesk Brasil, que vai disponibilizar softwares gratuitos a professores e estudantes das redes públicas municipal e estadual. A parceria deverá consolidar a referência do Recife no mercado de tecnologia, fortalecendo também a cidade como polo atrativo de empresas de engenharia e consultoria. As capacitações dos professores terão início na segunda quinzena de outubro.
A iniciativa beneficiará, somente na rede municipal, 625 estudantes das Unidades de Tecnologia na Educação para a Cidadania (UTEC) e 20 professores dessas unidades; além de 30 estudantes de nível superior do Curso de Artes Visuais Digitais do polo Universidade Aberta do Brasil (UAB), no Recife. Também serão beneficiados outros 15 professores pesquisadores da rede municipal de ensino e que atuam em diversas áreas onde as ferramentas da Autodesk são importantes, como robótica educacional e novos espaços para as escolas do "futuro".
Geraldo Julio destacou que, por meio da parceria, professores e alunos da rede municipal terão acesso a ferramentas modernas. “Essa parceria permitirá que professores e alunos sejam formados em ferramentas reconhecidas globalmente, importantes para prestação de serviços modernos, que é o segmento estratégico da economia do Recife. Trazemos esse conhecimento e essa tecnologia para nossos jovens e professores, que serão, a partir de agora, ainda melhor preparados para o mercado de trabalho”, explicou o prefeito.
Os educadores serão habilitados pela empresa para se tornarem multiplicadores no ensino do uso dos cerca de 28 softwares ofertados pela Autodesk. Com isso, a PCR visa promover e incentivar o conhecimento por meio do uso de tecnologias, uma tendência cada vez mais presente no cotidiano dos recifenses.
No âmbito estadual, serão disponibilizadas licenças gratuitas para todos os mais de 1.000 estudantes das 20 escolas técnicas e 260 escolas de referência da rede. Os professores também serão beneficiados. Os programas devem ser instalados para o início do ano letivo de 2013 por seis meses. “É uma satisfação participar deste projeto com a Prefeitura do Recife, investindo em nossa juventude. Tenho plena noção da dimensão e do potencial desta iniciativa”, comemorou o secretário de Educação do Estado, Ricardo Dantas.
Antônio Alexandre, secretário de Desenvolvimento e Planejamento Urbano, ressaltou a importância do acordo, ponderando o contexto regional atual e a possibilidade de visibilidade global para o Município. “Os grandes desafios da cidade do Recife dizem respeito ao novo ambiente econômico que se forma em toda região Nordeste. Temos uma tradição na prestação de serviços modernos, economia criativa, desenvolvimento de talentos. Temos agora a oportunidade de fazer com que Recife e Pernambuco apareçam para o mundo, aproveitando a oportunidade de iniciar esse investimento, não só em equipamentos, mas em talento e capital humano”, enfatizou.
Na cerimônia de assinatura do termo, também estiveram presentes a presidente do Sindicato dos Arquitetos e Engenharia Consultiva, Michelle Pinheiro; o diretor regional do SENAI, Sérgio Gaudêncio; o reitor da Universidade Federal de Pernambuco, Anísio Brasileiro; e Cláudia Sansil, reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco.