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Cultura | 19.09.13 - 14h52

Ambev vence chamamento para patrocínio das festas

Total da cota master será de R$ 27,6 milhões para subsidiar parte dos custos do Réveillon, Carnaval e São João até 2016

As próximas três grandes celebrações do calendário - Réveillon, Carnaval e São João - já estão com patrocínio garantido até 2016. A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, publicou nesta quinta-feira (19), no Diário Oficial, o resultado do chamamento público para as empresas interessadas em patrocinar as três festas, promovidas pela Prefeitura até 2016. A vencedora da cota de patrocínio, denominada cota master, foi a Ambev.

O aporte total da Ambev será de R$ 27,6 milhões pelos próximos três anos, sendo R$ 9,2 milhões por ano. Os recursos já começam a ser utilizados no Réveillon deste ano. O patrocínio estipulado no chamamento público foi de, no mínimo, R$ 7 milhões por ano, para subsidiar parte dos custos dos três eventos, promovidos pela Prefeitura. Tal valor deve ser corrigido pelo índice IGPM (Índice Geral de Preços do Mercado), da Fundação Getúlio Vargas, anualmente. Além da Ambev, o grupo Brasil Kirin também participou do chamamento.

O secretário de Turismo e Lazer, Felipe Carreras, comemora o resultado do chamamento público, pois já conseguiu ultrapassar a arrecadação que foi obtida para tais festas nos últimos anos. “O fato de trabalharmos com a captação direta já nos dá uma economia de 20%, que teríamos que gastar para pagar a comissão da empresa terceirizada, como acontecia na gestão anterior. O resultado também mostra nossa capacidade de gestão”, destaca o secretário. A previsão de Carreras é que o contrato deve ser assinado ainda esta semana.

Conforme o secretário, a gestão anterior conseguiu captar cerca de R$ 3 milhões em 2012. Além da Ambev, a Secretaria de Turismo e Lazer vai buscar outros patrocínios. “Vamos também tentar captar recursos com instituições financeiras e empresas de economia mista, como a Petrobras e a Eletrobrás, além dos governos Estadual e Federal. Sem falar que podemos captar mais recursos com o privado, com as empresas que se interessarem em patrocinar o ciclo de eventos”, explica Carreras. Para as instituições bancárias, o edital será lançado até dezembro.

Em contrapartida, a Secretaria de Turismo e Lazer concederá, para a Ambev, o direito de exibição de publicidade/merchandising em espaços e equipamentos públicos do município, nas localidades dos eventos, de até seis marcas patrocinadoras em cada uma das três festas. Também dá a garantia de exclusividade do direito de distribuição e comercialização dos produtos e/ou serviços do patrocinador nos locais de realização dos eventos públicos. A empresa também poderá fazer parceria com veículos de imprensa para maior divulgação e promoção dos eventos.