NOTÍCIAS

Esportes | 24.09.13 - 19h56

PCR recebe Ana Moser para lançar projeto de estímulo à prática esportiva e construção do legado da Copa no Recife

“Cidades da Copa” prevê elaboração de um plano para garantir o acesso ao esporte nas escolas e estimular as atividades físicas

A Prefeitura do Recife e a ex-atleta de vôlei Ana Moser, medalha de bronze nas Olimpíadas de Atlanta-96 e hoje presidente do Instituto Esporte & Educação, lançam, nesta quarta (25), às 14h, o projeto Cidades da Copa. A iniciativa tem o objetivo de estimular a prática esportiva e contribuir para a construção do legado da Copa do Mundo de 2014, garantindo à população o direito à educação por meio do esporte.

O lançamento acontece no auditório da Central do Artesanato, no Bairro do Recife, ao lado do Marco Zero. No dia seguinte, a partir das 9h, no mesmo local, acontece a primeira reunião de trabalho para discutir a implantação do projeto, que ficará a cargo da Secretaria de Esportes e Copa do Mundo.

Nesta quarta, Ana Moser vai fazer a apresentação do projeto e, em seguida, haverá mesa redonda com o tema “Legado Social da Copa do Mundo de Futebol FIFA 2014 – Democratização do acesso ao esporte: um direito a ser perseguido e garantido”. Participarão do debate o secretário-executivo de Copa e Legado do Recife, Danilo Moreira; o professor Vildes Menezes, representando o setor acadêmico; e o ex-jogador Chiquinho, revelado no Sport, que passou também por clubes como o Vasco e o Vitória-BA.

Cerca de 100 lideranças da sociedade civil foram convidadas para participar da programação, inaugurando um processo de participação popular na política esportiva no Recife.

Apoios - O projeto Cidades da Copa faz parte do Movimento pelo Legado Social dos Megaeventos Esportivos (Copa do Mundo de 2014 e Olimpíada/Paraolimpíada de 2016), apoiado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Rede de Esporte pela Mudança Social (REMS). As ações do plano serão acompanhadas e avaliadas para garantir um legado social da Copa do Mundo