Convênio garante reforma e ampliação do pátio da Feira de Afogados
[caption id="attachment_38868" align="alignleft" width="677"] Geraldo: "Em todas as ocasiões, o trabalho e o apoio do ministro sempre foram muito positivos para o Recife". (Foto:Andrea Rêgo Baroos/PCR)[/caption]
O Mercado de Afogados ficará de “cara nova” e será transformado em um importante espaço para o comércio e turismo. Depois de reordenar os comerciantes do entorno e adquirir um terreno para os feirantes trabalharem, a Prefeitura do Recife deu mais um passo no sentido de melhorar o equipamento. Através de um convênio com o Ministério da Integração Nacional, no valor de R$ 4,4 milhões, a PCR vai reformar e ampliar o pátio da Feira de Afogados. O prefeito Geraldo Julio e o ministro Fernando Bezerra Coelho assinaram o documento nesta quinta-feira (26), em ato realizado na sede do Executivo Municipal. A obra será iniciada em janeiro de 2014 e tem previsão de ser concluída em 12 meses.
O projeto de reforma e ampliação do pátio da feira está sendo concluído pela Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano do Recife; a previsão é que ele seja licitado em outubro. O planejamento prevê a construção de um primeiro andar onde funcionará uma praça de alimentação. Com isso, o térreo será dedicado, exclusivamente, aos feirantes. Após a requalificação, o pátio ficará com um total de 6 mil metros quadrados - hoje ele mede 3,6 mil metros quadrados. Já o anexo do mercado, quando toda a obra for finalizada, será dedicado apenas para a parte frigorífica.
Geraldo Julio enalteceu o trabalho conjunto entre Município e União para garantir a execução da obra. “O mercado e seu entorno estão sendo organizados. Começamos com ordenamento dos comerciantes e tratamos todos com diálogo, respeito e atenção; observando as pessoas que acordam às 4h para ganhar o dia. Agora, com esse recurso do ministério para o pátio da feira, aquele espaço será muito valorizado. O mercado ganhará um novo perfil, o que será bom para todos” explicou o gestor, lembrando das dificuldades enfrentadas por trabalhadores e consumidores no local.
O prefeito fez questão de agradecer a Fernando Bezerra Coelho pela atenção que o ministério tem dedicado ao Recife. "Essa é a terceira vez que Fernando vem à Prefeitura com atitudes concretas, não só com boa intenção. Eu faço esse registro, mas eu não poderia esperar nada diferente. Em todas as ocasiões, o trabalho e o apoio do ministro sempre foram muito positivos para o Recife”, enalteceu.
Já o ministro elogiou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura, ao tempo em que reforçou a importância do mercado e da feira para os recifenses. "É com muita satisfação que o ministério celebra essa nova parceria com a PCR. Um convênio que vai modernizar e qualificar o Mercado de Afogados, um espaço tradicional da cidade”, pontuou Bezerra Coelho.
Para assegurar a execução das obras, os cerca de 378 comerciantes que atualmente trabalham no pátio da feira serão transferidos, até o final deste ano, para um terreno situado próximo ao mercado e que foi adquirido pela PCR em fevereiro. Nesse sentido, a Prefeitura está colocando o piso do espaço e construindo os banheiros, tudo dentro dos padrões de acessibilidade. Ao fim da reforma e ampliação no pátio da feira, os comerciantes voltarão para o seu local de trabalho e o terreno será transformado em um estacionamento. Os comerciantes ainda serão capacitados por meio de uma parceria com o Sebrae.
[caption id="attachment_38879" align="alignleft" width="680"] O prefeito Geraldo Julio recebeu o ministro, Fernando Bezerra Coelho, em seu gabinete. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]
Secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga argumentou que a capacitação dos feirantes será fundamental para o novo padrão de funcionamento do mercado. "Faremos parcerias para estabelecer formação de boas práticas de manipulação de alimentos, por exemplo, com o intuito de garantir um bom atendimento no local. Aquele espaço será desafogado; ficará totalmente diferente quando terminamos as intervenções”, afirmou Braga.
Durante o ato de assinatura do convênio, o prefeito citou a Operação Faxina Geral e outras ações que têm sido feitas desde janeiro para organizar a cidade. “Começamos esse trabalho que não se resume aos mercados porque ouvimos o clamor da população. Limpamos canais e ainda ontem enviamos à Câmara Municipal do Recife um Projeto de Lei que visa retirar carros abandonados nas ruas, mesmo que estejam com placas", ressaltou Geraldo Julio.
CALÇADAS - Em 30 dias, a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) dará início às ações de recuperação das calçadas do entorno do Mercado de Afogados. Os serviços integram o projeto de implantação e recuperação de 140 quilômetros de calçadas nos canteiros centrais de vias, frentes de água (rios, lagoas, canais e praias), das praças, parques e de imóveis públicos municipais, localizados em logradouros sob responsabilidade da gestão municipal. Além desses serviços, serão construídas 1.000 rampas de acessibilidade. O investimento global nas intervenções será de R$ 20 milhões.