NOTÍCIAS

Cultura | 26.09.13 - 15h00

Seminário discute reocupação Habitacional do centro

[caption id="attachment_38875" align="alignleft" width="680"] O secretário de Habitação do Recife, Eduardo Granja, participou do seminário. (Fotos:Lú Streithorst/PCR)[/caption]

O secretário de Habitação do Recife, Eduardo Granja, participou, na noite desta quarta-feira (25), na Livraria Cultura, no Paço Alfândega, do seminário “Pelejas Urbanas”, promovido pela ONG recifense Centro Vivo Recife. O evento discutiu o tema  “Morar no centro do Recife” e também contou com as participações do superintendente da Caixa Econômica Federal, Marcos Borges, e do artista plástico Rinaldo Silva. Atuando como mediador, o presidente do centro, César Barros, apresentou um documentário com entrevistas de recifenses que trocaram os bairros do subúrbio pela área central da cidade, colocando para os debatedores quais as vantagens e desvantagens da troca e qual seria o papel dos poderes públicos na questão.

O representante da Caixa fez uma exposição do “cardápio” de financiamento que a instituição federal oferece para os governos e a sociedade para viabilizar a troca, enquanto o Rinaldo falou sobre as mudanças na sua vida a partir do momento que passou a morar na Rua da Glória, na Boa Vista, no coração da cidade.  Já Eduardo Granja, falou sobre as ações da Prefeitura na área habitacional e sobre o projeto Recife 500 anos, lançado pelo prefeito Geraldo Júlio no dia 25 de julho.

“Não existem medidas simples para resolver  problemas complexos. A nossa cidade cresceu de forma desordenada e é impossível realizar um ordenamento urbano adequado em poucos anos. Nessa perspectiva, esse projeto propõe a construção de um projeto de desenvolvimento urbano em parceria com a sociedade organizada para os próximos 25 anos”, ressaltou. Segundo Granja, a ocupação habitacional do centro está dentro desse contexto e será discutida de forma adequada pelo prefeito Geraldo Julio com todos os segmentos sociais.