Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital

NOTÍCIAS

Administração | 07.12.16 - 19h25

Programa de Preparação para Aposentadoria encerra atividades em 2016 com 150 pessoas atendidas

img_alt

Fechamento foi marcadas pela última reunião da 5º turma e um passeio de catamarã (Foto: Antônio Tenório/PCR)

 

O Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA) da Prefeitura do Recife, ação voltada ao cuidado com os servidores que estão próximos a se aposentar, teve seu fechamento nesta terça (6) e quarta-feira (7). As três turmas realizadas neste ano, com 90 participantes ao todo, participaram das atividades. Ontem, foi a vez da última palestra da 5º turma, no Auditório Capiba no edifício-sede da PCR. Hoje, dois passeios no barco escola da Secretaria de Educação saíram do Marco Zero em direção aos rios que cortam o centro da cidade.

A palestra sobre visão de futuro é a última a ser realizada em todas as turmas do PPA. Para a 5º turma não foi diferente. A ideia é que, após passar por oficinas sobre assuntos diversos, os futuros aposentados possam planejar melhor o futuro e entender que a nova fase da vida pode reservar grandes realizações. "Colocar metas possíveis, com datas e prioridades é uma forma de zelar e valorizar a nós mesmos. Em vários momentos da vida recuamos das situações por medo, o que gera diversas frustrações. Agora é o momento de avançar!", finalizou o consultor e palestrante Ricardo Marinho.

Foi por causa dessa palestra que a professora aposentada da Rede Municipal, Jandira Félix, participante da 3º turma, mudou radicalmente a sua vida. Logo após se aposentar, em junho deste ano, ela realizou um curso de contação de história e até já lançou um livro. "O Programa foi perfeito. Não sei o que seria da minha vida sem as oficinas. A palestra de orientação financeira, relações familiares e visão de futuro foram os melhores momentos. Hoje já estou sendo chamada para trabalhar contando histórias", disse com o sorriso largo no rosto.

Em 2017, os planos da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas, responsável pela ação, é ampliar o Programa e realizar mais cinco turmas. Em dois anos de funcionamento, 150 servidores da Prefeitura já participaram. Também está na pauta a implantação de uma iniciativa voltada aos que já se aposentaram e não tiveram a oportunidade de participar do PPA.