Vencedores do I Festival do Frevo da Humanidade serão conhecidos hoje (26)
15 das 24 composições finalistas serão premiadas
A área externa do Parque Dona Lindu foi o cenário da primeira noite da finalíssima do I Festival do Frevo da Humanidade, promovido pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura, nesta sexta (25). O festival, que homenageia o maestro José Menezes, continua neste sábado (26), a partir das 19h, e contará com transmissão ao vivo pelo site do Festival. São 12 concorrentes por noite, nas categorias Frevo de Rua, de Bloco e Canção. Das 24, 15 serão premiadas, sendo 5 por modalidade.
“Eu estou muito feliz porque tivemos hoje exemplos de que a renovação do frevo faz muito bem pra nossa cultura”, comemorou a secretária de Cultura do Recife, Leda Alves. Com o objetivo de renovar o ritmo centenário e estimular o surgimento de novos compositores, o I Festival do Frevo da Humanidade conta, entre seus finalistas, com mais de 70% de compositores que até então não haviam se envolvido com o frevo. Um número que por si só deixa claro a importância desta competição.
As músicas apresentadas nesta sexta (25), com acompanhamento da orquestra de frevo da Banda Sinfônica da Cidade do Recife, são de compositores como Humberto Cardoso, Getulio Cavalcanti, Xico Bizerra, Leninho e Zé Maria, Samuel Valente, Amaro Samba – 05, Dudu do Acordeon, Josias Lima e Adriano Coelho, Bruno Santos e Henrique Albino.
Neste sábado (26) é a vez da execução dos novos frevos criados por Roberto Cruz, Bráulio de Castro Fátima de Castro, Dudu do Acordeon, Jota Michiles, João Araújo, Ivanar Nunes, Ricardo Andrade, César Michiles, Adriano do Accordeon, Waltinho D’Souza e Beto Hortis. Haverá também show da banda SaGrama, para encerrar a noite.
O I Festival de Frevo da Humanidade dará 128 mil reais em prêmios. As músicas vencedoras também farão parte de um CD com 15 faixas, a ser lançado no Dia do Frevo (9 de fevereiro). Além disso, os primeiros colocados receberão o Troféu José Menezes, feito por Abelardo da Hora, que é uma réplica do Monumento ao Frevo, localizado na Rua da Aurora.
Serviço
Final do I Festival do Frevo da Humanidade
Quando/Onde: neste sábado (26.10), no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem
Hora: a partir das 19h
Acesso livre