NOTÍCIAS

Cultura | 30.10.13 - 12h32

Tablets abrem caminho para inclusão digital no Recife

[caption id="attachment_40114" align="aligncenter" width="680"]Entrega dos tablets Equipamentos começaram a ser entregues pelo prefeito Geraldo Julio aos 14 mil alunos da rede municipal nesta quarta (30) (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

A Prefeitura do Recife iniciou a distribuição de Tablets PCs para os 14 mil estudantes do 6º ao 9º ano nesta quarta-feira (30), inaugurando o processo de inclusão digital da rede municipal de ensino. O prefeito Geraldo Julio realizou as primeiras entregas na Escola Nilo Pereira, em Casa Amarela, tornando realidade um compromisso assumido no seu programa de governo. O investimento total é de R$ 11,6 milhões, com recursos próprios da PCR. Ao preço unitário de R$ 725, o tablet educacional é o mais barato adquirido por uma instância de governo no País.

Os primeiros a receberem o Tablet PC foram os 480 estudantes da Nilo Pereira. Em fevereiro deste ano, o prefeito do Recife havia visitado a unidade para a entrega do fardamento escolar e comprometeu-se a retornar com os equipamentos. Durante a cerimônia de hoje, o gestor ressaltou que a inovação tecnológica faz parte de um programa estruturador para as escolas municipais. "Eu tenho certeza de uma coisa: a partir dessa entrega, a educação no Recife começa a melhorar. Quando isso acontece, nós começamos a alcançar nosso objetivo, que é de oferecer um futuro melhor para as crianças da nossa cidade", afirmou Geraldo Julio.

Ao longo das próximas três semanas, todos os 14 mil matriculados no 6º ao 9º ano terão seu equipamento nas mãos. O prefeito fará entregas nas outras seis Regiões Político-Administrativas (RPA's) do Município. Quando terminam o 9º ano, os alunos ficarão com o equipamento. Mais 2 mil aparelhos estão em estoque para serem entregues aos novos alunos do 6º ano no início do ano letivo de 2014. "Nós temos só dez meses de governo e temos a felicidade de lançar esse programa de inclusão digital que garante inovação ao nosso ensino de forma pedagógica", pontuou Geraldo Julio.



Com 10,1 polegadas, 320 GB de disco rígido, câmera de 0,3 megapixels e sistema operacional Linux Educacional 5.0, o Tablet PC é um netbook com tela sensível ao toque que pode ser convertido em tablet. Assim, os estudantes poderão utilizá-lo com teclado e mouse, mas também têm a opção de dobrar o aparelho para acessar os conteúdos apenas com o toque das mãos ou da caneta digital integrada.

São 100 GB só de conteúdo pedagógico, que inclui jogos matemáticos, mapas em 3D, aplicativos de ortografia e simulador físico. Em português, por exemplo, há o jogo de vocabulário Parley. As aulas de geografia e ciências vão ficar ainda mais atrativas com ferramentas como o planetário virtual Kstars, enquanto o jogo Kig explora a construção de figuras geométricas na aula de matemática.

O secretário de Educação do Recife, Valmar Corrêa, aposta no crescente interesse dos alunos pelos tablets como incentivo para que se apliquem mais nos estudos. "Estamos trazendo tecnologia de ponta para os alunos do ensino fundamental II, o que, consequentemente, vai despertar a curiosidade deles. Isso vai facilitar também o trabalho do professor."

FORMAÇÃO - Para usar em sala de aula todos os aplicativos e softwares pedagógicos disponíveis no Tablet PC, os estudantes precisam aprender a tirar o melhor proveito deles. Por isso, equipes do Centro de Tecnologia na Educação e Cidadania (Cetec) da Secretaria de Educação do Recife estão ministrando a formação dos alunos nas 34 escolas com turmas de 6º a 9º ano. Todas contam com wi-fi para garantir a conexão à internet nas unidades de ensino e também nas residências próximas.

[caption id="attachment_40113" align="aligncenter" width="680"] Geraldo: "Eu tenho certeza de uma coisa: a partir dessa entrega, a educação no Recife começa a melhorar". (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

Daniel Francisco, do 6º ano da Escola Nilo Pereira, é um dos mais entusiasmados com a novidade. "Vai ser muito importante para o nosso futuro. Mais tarde, quando eu olhar para o meu passado, vou lembrar que tive essa oportunidade", disse o estudante, que deseja ser advogado.

Os mais de 500 professores dos anos finais do ensino fundamental já passaram por formação, a fim de lançar mão dos Tablets PCs de maneira inovadora nas aulas. Durante a capacitação, os educadores conhecem os programas de edição de vídeo, áudio, texto e apresentação disponíveis nos equipamentos, além dos aplicativos de português, matemática, artes, ciências, entre outras áreas do conhecimento.

"Será muito útil trabalhar assuntos como tabela periódica e ecologia com esses programas. Além disso, vamos poder mandar tarefas pelo e-mail e fazer a correção mais rapidamente. Estou empolgadíssima", contou a professora de ciências Ana Freire, também da Escola Nilo Pereira.