NOTÍCIAS

Cultura | 01.11.13 - 11h20

Capacitações com as atenções voltadas para a Copa do Mundo 2014

Empreendedores de bares e restaurantes do Bairro do Recife participam de ciclos de capacitação para aperfeiçoamento profissional

Qualificar os serviços prestados pelos empreendedores do polo gastronômico do Bairro do Recife com foco na Copa do Mundo 2014. Este é o objetivo dos cursos que a Prefeitura do Recife vem promovendo desde setembro. Dois módulos já foram oferecidos, sendo o segundo “Qualidade no Atendimento”, finalizado ontem (31). A ação é desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento e Planejamento Urbano e conta com a parceria das Secretarias de Turismo e Lazer e de Esportes e Copa do Mundo, além do Senac e Sebrae. As atividades são gratuitas.

A terceira capacitação, "Aperfeiçoamento para Garçons”, já está sendo preparada devendo acontecer de 18 à 26/11, na sede da Prefeitura. O segundo curso ofertado, “Qualidade no Atendimento”, que durou quatro dias, tratou de temas como qualidade em prestação de serviço, ética e trabalho em equipe. A turma contou com a participação de 24 empresários e profissionais que atuam em bares, lanchonetes e restaurantes do Bairro do Recife Antigo.

As capacitações oportunizam qualificar os serviços prestados por um dos segmentos econômicos mais aquecidos da cidade: o ramo de alimentos e bebidas. Mesmo sendo um setor promissor, este é um dos empreendimentos mais competitivos. Por isso, estar preparado para permanecer no mercado não se limita apenas na injeção de investimentos de ordem financeira. Este é um negócio que exige cada vez mais planejamento e qualificação profissional.

Responsável por um restaurante próximo à Praça do Arsensal, Ana Moura, aprovou a iniciativa. Participante da iniciativa desde o primeiro curso oferecido, “Boas Práticas na Manipulação de Alimentos”, superou suas expectativas. “Esses cursos tiveram como ponto de partida a preparação para a Copa do Mundo, mas devem ser mantidos após o evento. Essa é uma boa oportunidade para melhorar cada vez mais o atendimento aos nossos clientes, não só aos turistas. Temos que prestar um bom serviço sempre”, comentou Ana Moura.

Gastronomia – O Recife possui o maior polo gastronômico do Norte/Nordeste e o terceiro do Brasil, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PE). Este é o resultado do perfil empreendedor que o recifense tem aliado a uma rica herança da culinária indígena, africana e europeia. Só no Bairro do Recife são cerca de 70 pontos de comercialização de bebidas e alimentos, sendo referência para os que trabalham ou visitam a ilha.