Estudantes recebem tablets em escola na Caxangá
[caption id="attachment_40225" align="aligncenter" width="680"] Entrega dos equipamentos foi feita após os pais assinarem termo de compromisso. Próxima escola contemplada será a Dom Bosco, em Casa Amarela. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]
Pais e responsáveis dos alunos da Escola Municipal Divino Espírito Santo, no bairro da Caxangá, compareceram em peso à unidade de ensino para receber do prefeito Geraldo Julio os novos Tablets PCs da rede municipal, na manhã desta sexta-feira (1). Todos assinaram o termo de cessão de uso do aparelho, destinado aos estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. O prefeito reforçou a necessidade das famílias se responsabilizarem pelo bom uso do tablet, que visa promover a inclusão digital da comunidade escolar. Até o próximo dia 18, os 14.000 equipamentos chegam às 34 escolas municipais com turmas do ensino fundamental II. A próxima será a Dom Bosco, em Casa Amarela, na terça (5).
Os 157 estudantes e professores da Escola Divino Espírito Santo já vão poder usar o Tablet PC em sala de aula na segunda (4). Na visita desta sexta, o prefeito Geraldo Julio conversou com um grupo de mães e pais na quadra da unidade e ressaltou que todos são responsáveis pela nova tecnologia, seja na escola ou em casa. "Para a criança, esse tablet é um sonho. Isso é bom porque ela vai ver os estudos com muito mais entusiasmo. Vocês devem orientar seus filhos para que eles zelem pelo tablet, que vai fazê-los crescer muito e ter mais oportunidades de aprender", frisou.
Além disso, Geraldo reforçou que a Prefeitura do Recife já lançou diversas outras ações concretas para melhorar a rede municipal de ensino. "Temos feito um esforço muito grande para garantir a nova contratação da merenda, para ela ter muito mais qualidade. Além disso, estamos reformando a rede, e agora em novembro vamos começar a construir seis escolas de referência. Isso tudo porque temos o sonho de que as crianças da escola pública possam ter as mesmas condições daquelas da escola particular e, no futuro, disputem no mercado de trabalho a profissão que quiserem."
Todos os 14.000 alunos do 6º ao 9º das escolas municipais do Recife poderão ficar definitivamente com os Tablets PCs ao terminarem o ensino fundamental na rede municipal, desde que cumpram requisitos. Eles precisam frequentar, no mínimo, 75% das aulas e não podem ser reprovados mais de uma vez, entre outras exigências. Mayara Campos, do 9º ano da Escola Divino Espírito Santo, promete se dedicar ainda mais aos estudos com a nova ferramenta pedagógica. "Acho que todos os meus colegas vão prestar mais atenção à aula, porque vai ficar mais divertida", aposta.
É a primeira vez que estudantes da rede municipal contam com tablets para apoiar a aprendizagem. A PCR investiu R$ 11,6 milhões, em recursos próprios, para lançar o programa com apenas dez meses de gestão do prefeito Geraldo Julio. "Aparentemente isso é muito tempo, mas na verdade não, pois foi preciso cumprir uma série de normas e legislações. Mas podemos garantir que os alunos do 6º ano de 2014 já estarão com seus tablets garantidos em fevereiro", anunciou o secretário de Educação, Valmar Corrêa.
Mãe da estudante Cibele Nunes, do 6º ano, a dona de casa Simone da Silva afirmou que vai seguir as orientações do prefeito e do secretário. "Vou dizer a minha filha que tem que ter cuidado com o tablet e que não pode esquecer os livros. E ela também vai me ensinar a usar", avisou. A família terá um computador em casa pela primeira vez.
Cada Tablet PC conta com 100 GB de conteúdo pedagógico nas diversas áreas do conhecimento. Jogos matemáticos, mapa 3D e programas que ensinam ortografia de forma lúdica são apenas alguns exemplos. Ao todo, o aparelho tem 320 GB de disco rígico, câmera de 0.3 megapixels e pode ser usado tanto com o teclado como no modelo de tela sensível ao toque, com a opção de utilizar a caneta digital.