NOTÍCIAS

Cultura | 03.11.13 - 17h57

Geraldo lança nova versão do programa Praia Limpa

[caption id="attachment_40258" align="aligncenter" width="680"] Geraldo: " Precisamos avançar muito com educação ambiental, como estamos fazendo com essa iniciativa”. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

Parceria entre PCR e Rede Globo, campanha de conscientização segue até abril de 2014 na orla de Boa Viagem

O prefeito Geraldo Julio lançou, neste domingo (3), uma nova versão do programa Praia Limpa, cuja marca é conscientizar recifenses e turistas sobre a importância da limpeza da praia e preservação do meio ambiente. Uma parceria da Prefeitura do Recife com a Rede Globo Nordeste, o projeto recomeçou hoje e seguirá orientando a população até abril do próximo ano, sempre aos domingos. Serão distribuídos nesse período 2 milhões sacolas ecológicas, 159 mil pulseiras de identificação para crianças e 1.350 camisas de proteção UV para barraqueiros, em um trecho com 7 quilômetros que vai de Brasília Teimosa ao Hotel Atlante Plaza. A PCR disponibilizou, de forma inédita, uma varredeira mecânica, equipamento da Ecofrota de Limpeza Urbana com capacidade de limpar 2 quilômetros em linha reta a cada hora.

Durante o lançamento do programa, que está em sua 18ª edição, Geraldo Julio conversou com diversos banhistas no sentido de orientá-los sobre a importância da preservação ambiental e limpeza da praia. O prefeito entregou sacolas ecológicas, camisas de proteção e pulseiras. “A praia de Boa Viagem é uma das áreas de lazer mais importantes da cidade, aonde vem gente de todos os bairros. Fazer uma ação de educação ambiental aqui reflete na realidade de todo o Recife. O Praia Limpa é uma iniciativa que faremos cada vez com mais força”, reforçou.

De acordo com o prefeito, o sentimento de cuidado com a praia que o programa desperta deve tomar conta da cidade para que o Recife se torne mais saudável. “Já verificamos avanços em relação à limpeza aqui em Boa Viagem. Mas em relação ao Município como um todo ainda precisa melhorar. Precisamos avançar muito com educação ambiental, como estamos fazendo com essa iniciativa”, pontuou Geraldo Julio.



A PCR, através da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), disponibilizou 90 trabalhadores para o Praia Limpa; 60 atuarão na areia e outros 30, no calçadão. Eles se dividem entre os serviços de fiscalização, varrição e limpeza. À noite, um trator equipado com uma ciscadeira acoplada fará a limpeza da faixa de areia, removendo os detritos localizados em uma profundidade de até 20 centímetros. Além desses, a Globo contratou 100 monitores para fazer a distribuição de todo o material. A cada 50 metros de extensão, uma lixeira do programa foi instalada na areia, o que totaliza 150 coletores de lixo.

O trecho beneficiado com o programa está identificado por sete cores diferentes: vermelho, azul, laranja, rosa, amarelo, branco e verde. Essa sinalização foi implantada para representar as 159 mil pulseiras que serão distribuídas para as crianças. O material, que é sinalizado por uma dessas cores, contém um espaço para o nome e o telefone dos responsáveis pelos pequenos, o que facilitará a localização dos pais o mais rápido possível, em caso das crianças se perderem.

A dona de casa Rosana da Silva, 35 anos, estava em Boa Viagem com a sua filha de sete anos, a pequena Ana Júlia. Ela revelou que antes não gostava de levar a criança à praia porque tinha medo de perdê-la. “Principalmente no final de semana, porque aqui tem muita gente; é perigoso! Para perder um menino desses é rápido. Agora, com certeza, vou trazer Ana mais vezes. Fiquei mais tranquila”, comentou.

Já as camisas UV, que protegem contra o sol, serão entregues pela PCR aos barraqueiros nos 650 pontos espalhados pela orla. Cada trabalhador receberá duas camisas do tipo. Hoje, o primeiro a receber, das mãos do prefeito, o seu kit foi José Manoel, 45, que trabalha na orla há sete anos. “Fiquei contente em receber essa camisa. Trabalhando aqui no sol, a gente se queima muito. Agora estamos mais protegidos, e, com certeza, mais animados para trabalhar”, comemorou.

[caption id="attachment_40262" align="aligncenter" width="680"] Geraldo: "É mais uma evolução nos serviços de manutenção da nossa cidade”. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

VARREDEIRA – A Varredeira Mecânica utilizada no programa integra a Ecofrota da PCR, composta ainda por outros carros e caminhões de coleta. O equipamento faz a sucção da areia e solta jato de água para facilitar a limpeza de vias ou calçadas. A varredeira pode acumular de 1.8 toneladas até 2 toneladas de lixo. A Prefeitura do Recife vai adquirir, até 15 de dezembro, outro equipamento do tipo para ser empregado também na limpeza da Ciclofaixa e no Recife Antigo Expandido, beneficiando ruas como a das Flores e a Avenida Conde da Boa Vista.

“São duas varredeiras que ficarão, principalmente, aqui na Avenida Boa Viagem, que é um local de grande fluxo, e em outras vias importantes da cidade. O número de varrições é muito grande. Essas máquinas tornam o trabalho mais eficiente; trata-se de um equipamento moderno, que reduz o tempo de limpeza das calçadas. É mais uma evolução nos serviços de manutenção da nossa cidade”, destacou Geraldo Julio.