SPA das Artes: Espaços de convivência desenvolvidos em vagas de estacionamento
[caption id="attachment_40402" align="aligncenter" width="680"] Concurso arqZONAVERDE elege os melhores projetos de parklets criados durante o SPA das Artes. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]
Sabe aquelas vagas de Zona Azul que existem pela cidade? Pois bem, inspirados no nome, o coletivo arqDEBATES criou o concurso arqZONAVERDE para eleger os melhores projetos de parklets criados durante o SPA das Artes. Parklets são o resultado do aproveitamento de pequenos espaços urbanos para a convivência, e no Recife, foram projetados em vagas de estacionamento da Fundação Joaquim Nabuco e na sede do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-PE), ambos no Derby. Com 32 projetos inscritos, a organização selecionou três primeiros colocados e uma menção honrosa, segundo critérios de avaliação que observavam a apresentação da proposta, a integração com o entorno, a funcionalidade, a estética e a facilidade de execução.
A ideia, de acordo com Carolina Mapurunga, que faz parte da organização do arqDEBATES, era que os estudantes de arquitetura desenvolvessem um projeto voltado para convivência das pessoas fora do carro. “A função dos espaços era causar uma reflexão nas pessoas, para que elas repensem o espaço urbano e saim de dentro dos seus carros”, explica a arquiteta, que acredita que o concurso foi a forma mais democrática para se construir no espaço urbano. “O que fizemos foi, na verdade, um manifesto de que o espaço urbano está aí para usufruirmos dele”, diz.
Os grandes vencedores da disputa vieram de Fortaleza. Daniel Santos, Lucas Forte e Iude Souza propuseram um espaço voltado para os pedestres da cidade. “Quisemos dar a vez a quem caminha nas ruas, já que vivemos dentro de um mundo moderno onde os veículos têm a preferência”, conta Daniel. A proposta do trio foi trocar duas vagas de carro por uma área verde, de convivência e de encontro das pessoas que passam pelo local. “Criamos espaços agradáveis, aonde as pessoas possam ter conforto térmico e que não se sintam expostas para os carros passando”, completa o estudante, que já comemora o sucesso da intervenção. “Foi bonito de se ver. Nada mais gratificante do que as pessoas usando o equipamento que projetamos e executamos. Teve violino, as crianças do colégio olhando e andando por cima. Mas o que já valeu pela viagem foi a frase de uma senhora: 'Eu quero um desse na minha rua!”, .
Já o segundo e terceiro lugar foram da Universidade Federal de Pernambuco, com Igor Soares de Oliveira Silva e Mário César Rodrigues de Freitas Lins Filho (2º lugar) e Ana Ísis Moura, Clarissa Carvalho, Juan David Estrada, Juliana Lima, Luana Cazuza, Luana Lindoso e Marília Chaves (3º lugar). Os trabalhos selecionados ficarão expostos na sede do IAB-PE, até a sexta-feira, 08, das 14 às 20h.
Confira a programação desta sexta-feira, 08 de novembro:
A partir das 14h
Intervenção urbana “Arq Zona Verde”, do arqDEBATES
Local: Estacionamento da Fundaj Derby e Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-PE), situado à Rua Jener de Souza, Nº 130. Derby
16h
Performance Poesia Para a Estratosfera - Daniel Santiago e Grupo Totem
Local: Rua da Moeda, Bairro do Recife
17h
Abertura da exposição SORTERRO Cap. 4 - Juliana Notari
Local: MAMAM no Pátio. Casa 17, Pátio de São Pedro
17h
Abertura da Mostra O Design do SPA
Local: Centro de Design do Recife. Casa 10, Pátio de São Pedro
Durante toda a noite
Intervenção urbana Distrito da Luz Vermelha - Grupo Vaastu
Local: Bairro de Boa Viagem