Alunos com necessidades especiais participam pela 1ª vez dos Jogos Escolares do Recife
Estudantes com necessidades especiais participaram pela primeira vez dos Jogos Escolares do Recife, na tarde desta quinta-feira (21). A competição de natação aconteceu no Centro de Educação Física da Universidade de Pernambuco (UPE), no bairro de Santo Amaro. Com quatro modalidades em disputa, os Jogos Escolares do Recife cumprem o papel de estimular a prática de atividades físicas nas escolas municipais e valorizam os esportes.
Os Jogos Escolares do Recife reúnem 760 estudantes e são realizados pela Prefeitura do Recife, por meio das Secretarias de Educação (Seduc) e de Esportes e Copa do Mundo (Secopa). O evento acontece até 4 de dezembro, com jogos de voleibol, futsal, natação e atletismo.
Com entusiasmo, 23 alunos com deficiência auditiva, física e intelectual competiram nesta quinta em três categorias da natação: pré-mirim, mirim e infantil. As provas foram disputadas nos estilos 25 metros livre e peito, feminino e masculino. Ganharam medalhas os três primeiros colocados em cada prova.
“A participação dos estudantes com necessidades especiais promove a prática de atividades físicas e insere os jovens na sociedade por meio do esporte. Esse tipo de ação proporciona uma melhor qualidade de vida”, reforçou Fernando Ramos, gerente geral de Esporte Educacional e Participação da Secretaria de Esportes e Copa do Mundo.
Josirene Caetano, mãe da estudante Deirise Caetano, de 36 anos, da Associação Pestalozzi do Recife, comemora a evolução da filha após a prática esportiva. “É ótimo ver o quanto Deirise está entusiasmada. Participar desse tipo de atividade permite que ela conviva com outros alunos e possa interagir melhor com as pessoas”, comentou.
“Acho muito bom nadar. Já competi outras vezes e percebo cada vez mais que fazer esportes só me ajuda a ter uma vida mais saudável”, ressaltou Felipe Leonardo, 37, aluno do programa de Ensino de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Professora Almerinda Umbelino de Barros, no bairro do Vasco da Gama.