NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 16.12.16 - 13h55

Busto eterniza centenário de Miguel Arraes no Parque da Macaxeira

img_alt

Prefeito Geraldo Julio inaugurou a peça na manhã desta sexta-feira (16) (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

A Prefeitura do Recife entregou na manhã desta sexta-feira (16), um busto em homenagem ao centenário do nascimento do ex-governador de Pernambuco e ex-prefeito do Recife, Miguel Arraes de Alencar. A solenidade ocorreu no Parque da Macaxeira, na Avenida Norte, onde a peça foi instalada. O prefeito Geraldo Julio, acompanhado de Maurício Arraes e Nena Arraes, filhos do ex-governador, e João Campos, bisneto, descerraram a imagem do político. Várias autoridades locais também prestigiaram o evento.

Geraldo informou ainda que o busto será acompanhando de um painel, que irá contar um pouco da história de Arraes para os visitantes do local. “Vamos imortalizar a história de Doutor Arraes com a instalação deste busto. Esperamos que a vida dele sirva de ensinamento para muita gente. Vamos instalar estas placas para que as crianças e jovens possam visitar o local, com suas escolas e familiares, e conhecer um pouco da história de Doutor Arraes. Espero que eles levem este conhecimento para a sua vida”, destacou o prefeito.

“Doutor Arraes sempre lutou pelos pobres e defendeu as conquistas dos que mais precisavam. Ele sempre lutou contra a desigualdade e aqui, o Parque da Macaxeira e esta região de Casa Amarela, é um lugar simbólico para o ex-governador. Aqui ele defendeu o povo, principalmente na questão da moradia”, continuou o prefeito. Além de governador, Miguel Arraes também foi prefeito do Recife no início da década de 60.

Familiares do político compareceram ao ato e se emocionaram com a homenagem prestada pela Prefeitura do Recife. “É uma homenagem que recebemos com muito carinho, porque a gente sabe que servirá para que as pessoas conheçam mais a história dele e que as atitudes sirvam de exemplo. Espero que as pessoas conheçam a história do meu pai e construam a sua própria história a partir dela”, ressaltou Maurício Arraes, filho do ex-prefeito.

A obra, em concreto, foi produzida pelo escultor Demétrio Albuquerque. O artista tem 30 anos de carreira e é o autor de obras já conhecidas pelos pernambucanos, como as 12 estátuas do Circuito da Poesia. O local de instalação da peça foi estrategicamente escolhido por estar situado na avenida que foi inaugurada por Arraes e leva o nome do ex-gestor, a Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar.

Miguel Arraes foi eleito prefeito do Recife em 1959, ocupando o cargo de 1960 até 1962. Sua gestão foi responsável pela ampliação do sistema de abastecimento de água e energia elétrica, urbanização de bairros, pavimentação e iluminação de vias, além de inaugurar a rede de ônibus elétricos na capital. Governador de Pernambuco por três vezes (1963/1964), (1987/1990) e (1995/1999), Arraes também foi deputado estadual e federal.