NOTÍCIAS

| 27.11.13 - 16h04

Capacitações no polo gastronômico do Bairro do Recife continuam

A iniciativa visa qualificar os serviços prestados pelos bares, lanchonetes e restaurantes do Recife Antigo com foco na Copa do Mundo 2014

Qualificar. Com este enfoque, a Prefeitura da Cidade vem realizando ao longo de todo o ano capacitações voltadas para o polo gastronômico do Bairro do Recife. Os encontros objetivam aprimorar os serviços prestados pelos empreendedores que atuam no setor com foco no período de realização da Copa do Mundo 2014. Aperfeiçoamento para garçons e boas práticas na manipulação de alimentos são os cursos ofertados durante esta semana. Participam deles donos e funcionários de lanchonetes, bares e restaurantes do bairro. As aulas resultam de uma parceria firmada entre as secretarias municipais de Desenvolvimento e Planejamento Urbano e de Esportes e Copa do Mundo com o Senac e Sebrae.

A capacitação sobre aperfeiçoamento para garçons se encerra hoje (27), tendo sido iniciado na semana passada. O conteúdo programático incluiu técnicas de atendimento, organização e estrutura do salão de restaurante, serviços de bebidas e de alimentos. As aulas teóricas aconteceram, durante a semana passada, na sede da prefeitura e as práticas, no Senac. O curso de boas práticas na manipulação de alimentos segue até sexta-feira (29) na PCR. Durante os cinco dias de aula serão abordadas questões como prevenção de doenças transmitidas pelos alimentos, manejo de resíduos sólidos, além de todo o processo da compra à distribuição de alimentos.

O atendente de uma sorveteria do bairro, Mário Reis, 23 anos, é dos participantes da capacitação de aperfeiçoamento para garçons. O jovem contou que trabalha no estabelecimento há mais de dois anos. A iniciativa de qualificar-se ainda mais partiu tanto dele quanto dos gestores do espaço que acreditam que o serviço prestado pode melhorar cada vez mais. “Já assisti às aulas de outros dois cursos oferecidos pela Prefeitura do Recife. Eles são bem interessantes. Ajudam muito em nosso dia-a-dia. Se outros cursos forem oferecidos, farei também”, contou Mário.

Foi pensando em conseguir um emprego que Gerlandia Santana, 18 anos, também resolveu participar da iniciativa. Há cinco meses morando na cidade do Recife, Gerlandia só teve uma experiência no mercado de trabalho que foi na função de auxiliar de serviços gerais. “Estou gostando muito das aulas. Estou aprendendo na teoria e na prática como é o trabalho de garçom. Já aprendi a colocar os talheres corretamente na mesa, pegar uma bandeja, abrir garrafas de vinho. Espero trabalhar com essa função ainda este ano”, disse a jovem que veio da cidade de Chã de Alegria.