NOTÍCIAS

Cultura | 09.12.13 - 15h54

PCR prestigia a instalação de uma Vara de Violência contra a Mulher em Igarassu

A Secretaria da Mulher do Recife esteve presente na instalação da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a mulher, em Igarassu, nesta segunda-feira (9). Esta é a sétima Vara voltada para crimes de gênero em Pernambuco e abrangerá os municípios de Itamaracá, Itapissuma, Abreu e Lima, Araçoiaba e Igarassu. A unidade começa a funcionar com 700 medidas protetivas a serem julgadas. Atualmente, além de Igarassu, Pernambuco conta com Varas especializadas nos municípios de Recife, Camaragibe, Jaboatão e Olinda.

Na cerimônia, estiveram presentes o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Jovaldo Nunes, o presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Uchôa, o prefeito de Igarassu, Mário Ricardo, o secretário de Desenvolvimento Social de Pernambuco, Wilson Damásio, a secretária da Mulher do Estado, Cristina Buarque, a juíza titular da Vara, Ana Cecília Toscano, a secretária da mulher de Igarassu, Ana Maria Guedes, a secretária da mulher do Recife, Sílvia Cordeiro, entre outras autoridades.

Para a juíza Ana Cecília, o problema da violência contra a mulher não é só social, mas também jurídico. “Iremos tratar de um assunto muito difícil: mudança de mentalidade. Se um filho que vê o pai agredir a mãe e nada acontece, cresce com um sentimento de impunidade”, disse. Cristina Buarque, por sua vez, ressaltou o compromisso do Judiciário com a construção das Varas e ainda pactuou a construção de uma Delegacia da Mulher e de um Centro de Referência.
Para a secretária da mulher do Recife, Sílvia Cordeiro, a construção de mais uma Vara reitera o compromisso do Estado em erradicar a violência de gênero contra a mulher e reforça a política que vem sendo desenvolvida nos municípios. “Assim como o Recife, Igarassu entra na luta pela igualdade de gênero e pela erradicação da violência doméstica, sexista e familiar contra a mulher”, ressaltou.