NOTÍCIAS

Cultura | 13.12.13 - 13h09

CTTU e guarda patrimonial ganham novos batedores

[caption id="attachment_41725" align="aligncenter" width="680"] Os novos profissionais tiveram aulas práticas e teóricas e passaram por provas eliminatórias. (Carlos Augusto/PCR)[/caption]

A partir de janeiro de 2014, novos batedores de trânsito da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) estarão nas ruas para a melhoria da mobilidade da população. Na manhã desta sexta-feira (13), 12 profissionais foram formados para exercer a nova função em uma solenidade que contou com a presença do secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, João Braga, o comandante-geral da Guarda Municipal do Recife, Marcílio Domingos, e a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.

Atualmente, a CTTU conta com 66 batedores e, com o reforço, o número chega a 78. Este foi o segundo curso para Motociclista Operacional só em 2013, chegando a um total de 30 profissionais capacitados para a função. A expectativa é que, em 2014, outra turma de formação seja aberta.

A iniciativa da Companhia objetiva, além do trabalho cotidiano, a Copa do Mundo de 2014, quando os profissionais vão trabalhar também com a escolta das seleções e árbitros. A Guarda Municipal do Recife é a única do país habilitada a realizar escolta presidencial.

As aulas aconteceram nos fins de semana e feriados, desde outubro deste ano. Trinta agentes de trânsito se candidataram para o cargo e, depois das provas eliminatórias, 12 conseguiram concluir o curso. Os principais temas das aulas teóricas foram as atribuições do motociclista, os comandos utilizados por eles, equipamentos de segurança, técnicas de pilotagem segura e direção defensiva.

Já na parte prática, os profissionais aprenderam sobre habilidades de aceleração, frenagem, equilíbrio, comportamento em curvas, regras gerais de circulação, parada e estacionamento. Foram quatro módulos de capacitação e os participantes realizaram provas eliminatórias para se tornarem batedores da Companhia.

A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, ressalta a importância da formação de novos batedores e avalia a capacitação como um dos focos principais da gestão de trânsito do Recife. “Esta é mais uma iniciativa para melhorar a mobilidade do Recife. Os batedores chegam mais rapidamente para resolver as ocorrências, o que contribui para a melhoria da fluidez do tráfego”, comentou.

Thiago Barbachan, guarda municipal que tirou o primeiro lugar no curso, comemorou o destaque com surpresa. “Estava focado com a aprovação nas provas, mas fiquei muito feliz com a notícia. Agora quero trabalhar com essa equipe que acaba de se formar para a melhoria do serviço prestado à população”, finalizou ele.