Primeiro dia da Faixa Azul eleva velocidade dos ônibus em cerca de 40% na Rua Cosme Viana
Já no primeiro dia de implantação da Faixa Azul, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) registrou um aumento de cerca de 40% na velocidade média dos ônibus que utilizaram o corredor, localizado na Rua Cosme Viana, no bairro de Afogados. A média calculada pela Companhia nos dias que antecederam a implantação foi de 18 Km/h. Nesta segunda-feira (16), as nove linhas que trafegam pela via chegaram a 25 Km/h de média. A ação é uma iniciativa da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU).
O trecho de 1,6 quilômetro faz parte de um corredor de 12 quilômetros, que será implantado na Rua Cônego Barata, Real da Torre e Estrada Velha de Água Fria. Até agosto de 2014, todos os 60 quilômetros previstos no projeto estarão implantados.
Para Taciana Ferreira, presidente da CTTU, esse dado mostra que o propósito da Faixa Azul foi alcançado. “Conseguimos dar mais eficiência ao transporte público coletivo, dando mais conforto e agilidade nas viagens dos passageiros. O resultado nos dá mais fôlego para continuar com o projeto e seguir com a implantação dos demais corredores”, afirmou. Os condutores de veículos comuns precisam estar atentos à fiscalização, que esteve presente já no primeiro dia.
O PROJETO - Este é o primeiro de seis corredores que receberão a iniciativa até junho de 2014. Ao final das implantações, serão cerca de 60 quilômetros de faixas exclusivas para o transporte público. Atualmente, existem seis quilômetros de corredor exclusivo no Recife. Desde 2008, não eram implantadas novas faixas na cidade.
Para a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, o objetivo é fazer com que os usuários de transporte coletivo cheguem mais rápido aos seus destinos. "Esta é mais uma diretriz do prefeito Geraldo Julio para tornar o transporte público mais eficiente”, comentou.
A fiscalização está sendo realizada, a princípio, através dos agentes de trânsito da Companhia. Posteriormente, serão instalados equipamentos de fiscalização eletrônica para coibir a invasão de automóveis no corredor. “Estamos avaliando a melhor tecnologia para fiscalizar a Faixa Azul”, afirmou Taciana. O veículo flagrado trafegando pela faixa será autuado em R$ 53,20 (infração leve – 3 pontos na Carteira Nacional de Habilitação).
Além dos ônibus, também vão ter acesso às Faixas Azuis os táxis que estiverem transportando passageiros durante o trajeto. Os demais veículos só poderão entrar no corredor quando precisarem realizar conversões e acessar os lotes à direita. A sinalização horizontal vai mostrar aos condutores, quando a linha for pontilhada, que é possível entrar na faixa. É importante salientar que o tráfego dos veículos comuns no corredor só será permitido por 20 metros.
A AÇÃO – Até junho de 2014, cerca de 60 quilômetros de Faixas Azuis vão estar implantados em 12 ruas e avenidas da cidade.
Vias que receberão os corredores, além da rua Cosme Viana:
· Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes
· Avenida Recife
· Avenida Beberibe
· Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho
· Avenida Engenheiro Domingos Ferreira
· Avenida Herculano Bandeira
· Avenida Conselheiro Aguiar
· Avenida Antônio de Gois
· Rua Cônego Barata
· Estrada dos Remédios
· Avenida Visconde de Albuquerque
· Estrada Velha de Água Fria