PCR combate pontos de alagamento da cidade
A Prefeitura do Recife, através da Emlurb, já investiu R$ 9,4 milhões para acabar com os pontos de alagamento da cidade. Sete localidades já receberam as obras de drenagem e outros nove estão com os serviços em andamento ou prestes a serem iniciados. Esses locais foram mapeados pelo Plano Diretor de Drenagem da Cidade, que será concluído no início do próximo ano.
O combate aos pontos críticos de alagamento faz parte do Programa de Governo do prefeito Geraldo e tem efeitos diretos na melhoria da mobilidade. Graças às obras realizadas este ano, quatro ruas e três avenidas não acumulam mais água em dias de chuva: Rua Tito Rosas (Parnamirim), Rua Guedes Pereira (Casa Amarela), Rua do Dique (Centro), Rua Estrela do Mar (Pina) e as avenidas Vereador Otacílio de Azevedo (próximo à UPA de Nova Descoberta), Acadêmico Hélio Ramos (Várzea), e Norte (na entrada de Nova Descoberta).
Outras nove redes de drenagem estão com obras em andamento ou prestes a serem iniciadas: Avenida Recife (próximo à entrada de Jardim São Paulo), Avenida Domingos Ferreira (próximo ao Karla Patrícia), Rua Genaro Guimarães, Rua Cosmorama (Setúbal), Rua Santos Araújo (Afogados), Avenida Boa Viagem (próximo ao Parque Dona Lindu), Rua Princesa Isabel, Rua 48 e Rua do Espinheiro.
Além desses pontos, foram realizadas ações na rede de microdrenagem na Avenida Doutor José Rufino. O escoamento das águas, porém, só será plenamente permitido após as obras de dragagem dos rios Tejipió e Jiquiá. Os projetos para a intervenção estão em fase de conclusão, bem como os da BR-101, próximo à reitoria da UFPE, e da Avenida Antonio de Gois.
A Emlurb também informa que está com equipes do órgão espalhadas pela cidade para trabalhar em locais onde há pontos de alagamento. Cinco carros equipados com jatos de sucção estão sendo utilizados nos locais onde há a necessidade de desobstrução de rede de drenagem, além de bombas e outros equipamentos.