Conferência elege propostas para fortalecer o sistema de Proteção e Defesa Civil
O fortalecimento da gestão integrada entre os diversos órgãos do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil nas três esferas governamentais; a criação de um Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil e de um fundo municipal para as ações executadas nesse âmbito; além de investimentos na formação continuada dos agentes de Defesa Civil e na conscientização dos moradores de áreas de risco foram algumas das propostas eleitas na 2ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil do Recife. O encontro foi encerrado nesta sexta-feira (31), com a presença de cerca de 200 participantes no auditório do Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire.
As propostas foram escolhidas na plenária final, após os debates realizados em quatro salas temáticas, que abordaram assuntos como gestão de risco e de conhecimento, integração de políticas públicas e mobilização comunitária na busca por cidades resilientes. Nesse segundo dia de atividades, também foram eleitos os 105 delegados que irão participar da Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil de Pernambuco, entre representantes da sociedade civil, conselhos, comunidade científica e poder público.
“Durante esses dois dias de evento, pudemos discutir a melhor forma de gestão dentro das políticas públicas de Defesa Civil e traçar propostas que serão levadas para a Conferência Estadual com o objetivo de aperfeiçoar as ações realizadas nas áreas de risco da cidade”, concluiu o secretário executivo de Defesa Civil do Recife, Adalberto Freitas. Para o líder comunitário João da Silva, eventos como esse são oportunidades de debater investimentos e políticas públicas. “É muito importante discutir as ações de Defesa Civil, porque lidam com a proteção à vida”, afirmou.