NOTÍCIAS

Cultura | 10.02.14 - 21h04

Corrida das Escadarias leva a Virada Esportiva ao Morro da Conceição

[caption id="attachment_43553" align="alignleft" width="680"] Jacicleide Alexandre da Silva e Nielson Rodrigues venceram a prova, ambos com o tempo de 43 segundos e 41 décimos. (Foto: Lú Streithorst/PCR)[/caption]

A 1ª edição da Corrida das Escadarias, realizada na manhã deste domingo (9), no Morro da Conceição, foi um dos destaques da Virada Esportiva, promovida pela Prefeitura do Recife neste final de semana, em diversos pontos da cidade. Organizada pela Secretaria de Esportes e Copa do Mundo, em parceria com a Federação do Esporte Escolar de Pernambuco (Fedepe), a corrida no Morro reuniu dezenas de rapazes e moças, que tiveram como desafio subir correndo os 300 degraus da Ladeira do Pique, do Largo Dom Luiz ao pátio da Matriz de Nossa Senhora da Conceição. A vitória seria do corredor que conseguisse terminar a prova no menor espaço de tempo, com subidas individuais a cada dois minutos.

A competição, que distribuiu troféus para os três primeiros colocados nas categorias masculino e feminino, além de medalhas para todos os participantes, consagrou o ótimo preparo físico dos atletas Jacicleide Alexandre da Silva e Nielson Rodrigues (morador do próprio local), coincidentemente com o mesmo tempo registrado em chips: 43 segundos e 41 décimos. Mathias Lourenço da Silva, o mais jovem participante, com 17 anos, veio de Santo Amaro para participar da prova. “Eu já participei de algumas provas, como a Corrida dos Poetas. Quando soube do evento, fiquei entusiasmado e vim correndo pro Morro”, contou.

No caso de Jacileide Alexandre, o convite partiu dos colegas da Associação Atlética Santos Dumont, em Boa Viagem. “No primeiro momento eu não acreditei, pois essa escadaria costuma ser usada pelos moradores e pagadores de promessas. Mas achei a iniciativa interessante e resolvi participar”, explicou a corredora, que já conquistou o título da campeã da Corrida das Pontes. A professora aposentada Eunice dos Santos, de 67 anos, que sobe e desce as escadarias do morro desde pequena, aprovou a iniciativa da Prefeitura. “Acho que nossos jovens precisam de eventos sadios como este, pois o mundo de hoje tem muita coisa negativa que acaba levando muitos deles para o mundo dos crimes e das drogas”, ressaltou.

Parque da Jaqueira - Outro polo bastante frequentado da Virada Esportiva foi o Parque da Jaqueira, a poucos quilômetros do Morro da Conceição. No local, foram realizadas diversas ações de forma simultânea, como ginástica aeróbica, corrida de bicicross e jogos lúdicos. Em toldos montados nas proximidades da igrejinha, crianças e jovens puderam “curtir” as ações da Viradinha Esportiva, que teve como destaque as chamadas brincadeiras de antigamente, como Amarelinha, Ping-pong, Totó, Damas e Jogo da Velha, esses dois últimos oferecidos em tabuleiros gigantes.

Literalmente dentro dos tabuleiros, o estudante Matheus do Nascimento, de 11 anos, disputou algumas partidas de Damas e também gostou muito do Sinbol, uma espécie de sinuca com bolas de futebol. “Eu sempre venho para cá para andar de bike. Mas hoje está bem mais divertido com tudo isso trazido pela Virada Esportiva”, destacou.