PCR participa de aula inaugural do curso de especialização em gênero
Começou, no último sábado (8), o curso de especialização em gênero, desenvolvimento e políticas públicas, que tem apoio da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria da Mulher. O objetivo do curso é especializar 100 mulheres com capacidade crítica de realizar pesquisas em gênero e analisar as políticas públicas que estão sendo desenvolvidas na área. O projeto é realizado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e Secretaria da Mulher do Estado.
A secretária da mulher do Recife, Sílvia Cordeiro, que, na ocasião representou o prefeito Geraldo Julio, falou sobre a importância de unir a Universidade e o Estado. “Este espaço acadêmico está discutindo políticas públicas e gênero, isso representa um avanço. Na Prefeitura, nós tivemos toda disposição de apoiar essa iniciativa. É muito bem vindo esse universo de pessoas que queiram estudar e ampliar as políticas que são desenvolvidas para as mulheres”, afirmou. A PCR contribuirá com um espaço recreativo para que as alunas possam deixar seus filhos e filhas enquanto assistem as aulas.
Cristina Buarque, secretária da mulher de Pernambuco, realizou a aula inaugural e, em sua fala, ressaltou que o curso é fruto de um intenso diálogo entre os órgãos envolvidos. “Este projeto é um avanço do feminismo. Nos reunimos, a UFPE, a Fundaj e a administração pública, para produzir e promover a distensão das relações de gênero. Além disso, ele vai incidir na gestão, municipal e estadual, melhorando-a, vai incidir na UFPE e na Fundaj podendo gerar mais conhecimentos”, finalizou.