Meninos de 12 a 13 anos começam a ser vacinados contra HPV no Recife
O Calendário Nacional de Vacinação também sofreu outras mudanças
A partir de agora, adolescentes do sexo masculino com idade entre 12 e 13 anos passam a ser vacinados contra o Papilomavírus Humano (HPV). Até o fim do ano passado, somente as meninas recebiam as doses. No Recife, a vacinação está disponível em todas as Unidades de Saúde da Família (incluindo Upinhas), Unidades Básicas Tradicionais e Policlínicas da Secretaria Municipal de Saúde. Além da introdução da vacina de HPV para meninos, o Ministério da Saúde também anunciou mudanças para outras vacinas.
Com a mudança, meninos de 12 e 13 anos serão vacinados em duas doses – sendo a segunda após seis meses da primeira. É o mesmo esquema que já funciona com as meninas de 9 a 14 anos. “As meninas de 14 anos que ainda tomaram nenhuma dose devem procurar os postos de vacinação para começar o esquema”, frisou a coordenadora do Programa Nacional de Imunização do Recife, Elizabeth Azoubel.
O calendário vacinal também sofreu outras alterações. A Vacina meningocócica C, que antes tinha como público-alvo crianças até dois anos, passa a ser ampliada para adolescentes de 12 e 13 anos. O esquema é de reforço ou dose única, conforme a situação vacinal do indivíduo.
Aumentou também o público-alvo para a vacina de tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. O esquema é de duas doses para pessoas de um até 29 anos. A partir de 30 anos, o esquema é de apenas uma dose.
As vacinas de Hepatite A e Varicela, que antes tinham como público-alvo crianças de 15 meses até dois anos, passam a ser aplicadas em crianças de 15 meses a menores de quatro anos de idade que nunca receberam a vacina.
Papilomavírus Humano (HPV) – É um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, o Papanicolau, anualmente. Nas mulheres, o vírus é um dos causadores do câncer de colo de útero. No caso dos homens, o vírus pode causar o câncer de pênis e/ou os condilomas (verrugas). A vacina não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais.