NOTÍCIAS

Cultura | 19.03.14 - 18h21

PCR debate projeto de requalificação da Feirinha de Boa Viagem

Em audiência pública realizada nesta quarta-feira (19) sobre a Feirinha de Boa Viagem, o secretário de Desenvolvimento e Planejamento Urbano do Recife, Antônio Alexandre, reafirmou o compromisso da Prefeitura com esta que é uma das feirinhas de artesanato mais antigas do país. Com 48 anos de existência, a feirinha faz parte do Programa Municipal de Desenvolvimento do Artesanato (PRODARTE). A audiência, convocada pela vereadora Priscila Krause, contou também com a presença da secretária executiva de Controle Urbano, Cândida Bomfim, e de representantes da Polícia Militar, do Comitê Gestor da Feirinha de Boa Viagem e do Sindicato dos Trabalhadores Informais.

Com opiniões diversas, o debate foi rico e cada uma das partes teve a oportunidade de fazer suas ponderações. Ao final, alguns encaminhamentos foram possíveis de serem estabelecidos. O primeiro deles é a discussão do projeto de requalificação da praça, que inclui a remodelagem da feirinha de artesanato, junto ao comitê gestor. O projeto deve ser entregue pela Empresa de Urbanização do Recife (URB) à Secretaria de Desenvolvimento e Planejamento Urbano na próxima semana. “Com o projeto em mãos teremos condições de discutir detalhes que, por ventura, precisem ser ajustados. Precisamos da participação dos artesãos para equalizar as necessidades com aquilo que é possível de ser realizado”, explicou Antônio Alexandre. “O mais importante é que não percamos de vista que a praça é um espaço público e que as intervenções de melhorias devem agregar valor à praça e à feirinha”, completou o secretário.

Outra ação imediata que foi fruto da reunião de hoje diz respeito à segurança no local. Também na próxima semana uma reunião entre a Guarda Municipal do Recife e a Polícia Militar já estabelecerá um plano de segurança para entorno e imediações da praça. Além disso, será intensificada a fiscalização do comércio informal na área. Para tanto, a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano lançará equipes de fiscalização que atuarão em três turnos (manhã, tarde e noite), de quinta a domingo, quando o movimento na feirinha é maior. Cândida Bomfim adiantou que “os 46 ambulantes permanecem em local preestabelecido por nós na praça até que o projeto esteja pronto e tenhamos uma definição mais clara do ambiente que esses comerciantes terão para trabalhar”.

“Esse conjunto de ações atenderá demandas solicitadas para este primeiro momento. Mas, com a requalificação da praça e da feirinha, os moradores do bairro de Boa Viagem ganharão mais um importante espaço de convivência e temos certeza de que os artesãos também”, disse o secretário Antônio Alexandre.