NOTÍCIAS

Cultura | 21.02.14 - 15h07

Último domingo com passeios gratuitos para o Jardim Botânico

[caption id="attachment_43957" align="alignleft" width="680"] O ônibus da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade realizará três viagens levando as pessoas do Parque da Jaqueira até a reserva no Curado. (Foto: Andréa Rêgo Barrros/ PCR)[/caption]

Quem quiser participar dos passeios gratuitos para o Jardim Botânico do Recife terá mais uma chance. Neste domingo (23), a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, oferecerá um ônibus saindo do Parque da Jaqueira, na Zona Norte, até a reserva de mata atlântica, localizada no km 7,5 da BR 232, no Curado. Este será o último fim de semana do tour, que já levou mais de 450 pessoas nos domingos de janeiro e fevereiro para o espaço verde. O circuito tem saídas programadas às 8h30, 9h30 e 14h, cada uma com 25 vagas e duração média duas horas.

Para participar, os interessados devem se inscrever no dia em que acontece o passeio, a partir das 7h30, na tenda da Secretaria de Meio Ambiente, montado por trás da capela. Pela manhã, serão duas viagens. Uma partindo às 8h30 e outra às 9h30, com os retornos previstos para 10h30 e 11h30, respectivamente. À tarde, a saída acontece às 14h e a volta às 16h. “Essa temporada de passeios para o Jardim Botânico foi um sucesso. Como previsto, com a chegada do carnaval e o final das férias, encerramos o circuito. Mas, vamos avaliar a possibilidade de voltar a oferecer o serviço, inclusive beneficiando outras áreas da cidade”, disse a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Cida Pedrosa.

Desde o início do ano, o Jardim Botânico (JBR) passou a abrir aos sábados e domingos, das 9h às 15h30, e as pessoas podem visitá-lo por conta própria. O equipamento, cujo acesso é gratuito, abriga um dos últimos remanescentes de floresta atlântica na cidade, com uma área de 10,7 hectares e diversas trilhas ecológicas. Requalificado recentemente, ele ainda ganhou três jardins, expositores para as coleções de cactos e de bromélias, um núcleo de educação, uma nova entrada e outros ambientes revitalizados: orquidário, jardim sensorial e meliponário (criatório de abelhas nativas sem ferrão).

Os jardins recém-implantados são de Plantas Medicinais, Palmeiras e Flores Tropicais. O primeiro está localizado próximo aos portões de entrada do Jardim Botânico. Ele possui espécies utilizadas tradicionalmente na prática de cura, prevenção e tratamento de doenças. Já o segundo tem cerca de 20 tipos diferentes de palmeiras, que ocorrem naturalmente nas florestas brasileiras ou são trazidas de outros países. As nativas ficam próximas à mata e as exóticas, separadas por um passeio.

De cores fortes e beleza rara, as flores tropicais chamam a atenção de quem passa próximo à administração do parque. Os canteiros reúnem cerca de 20 exemplares, entre dracenas, helicônias, marantas. Ao lado desse jardim, está o EcoNúcleo, uma unidade de Educação Ambiental onde são realizadas atividades para despertar a consciência ecológica em crianças, jovens e adultos. O núcleo possui um laboratório com diversos aparelhos, que atendem tanto aos visitantes quanto aos pesquisadores da secretaria.

Coleções científicas – Os visitantes ainda podem conhecer os espaços dedicados às coleções científicas de cactos e de bromélias. Esses acervos têm a função de preservar a biodiversidade local. O conjunto de bromélias é composto por mais de 100 espécies inventariadas e registradas em catálogo nacional. Quanto aos cactos, a coletânea possui cerca de 20 espécies diferentes, que variam de grande a pequeno porte. As cactáceas estão ao lado da área de apoio do viveiro florestal, onde são ministradas aulas de jardinagem.

Ambientes repaginados – Dos antigos atrativos do JBR, o Orquidário e o Jardim Sensorial estão de cara nova e são pontos importantes de visitação. O primeiro teve a estrutura repaginada, ganhando um deck ao redor com área de contemplação e mirante. Além isso, mais 100 exemplares estão à mostra, enchendo o ambiente de cor e delicadeza. No Jardim Sensorial, as pessoas, especialmente os deficientes visuais, podem mergulhar na descoberta das nuances da natureza através do cheiro, do toque, e do som ambiente. Todos os atrativos do Jardim Botânico possuem rampas de acesso para cadeirantes e placas de sinalização para orientar os visitantes.


Serviço

O quê: Último domingo com passeios gratuitos para o Jardim Botânico
Quando: domingo (23/02)
Local de saída: Parque da Jaqueira
Horários: 08h30, 09h30 e 14h

Jardim Botânico do Recife
Funcionamento: de terça a sexta, das 08h30 às 15h30.
Sábado e Domingo, das 09h às 15h30.
Entrada: Gratuita
Endereço: BR-232, Km 7,5 – Curado, Recife - PE
Telefones: 3355.0000/ 3355.0002


Atrativos do Jardim Botânico

1. Trilhas ecológicas
2. Orquidário
3. Jardim Sensorial
4. Jardim de Flores Tropicais
5. Jardim de Plantas Medicinais
6. Jardim de Palmeiras
7. Meliponário
8. Viveiro Florestal
9. Coleção de Cactáceas
10. Coleção de Bromélias
11. Núcleo de Educação Ambiental


O que usar e levar nas visitações

1. Vestir roupas leves;
2. Usar calça comprida, meias e sapato fechado, no caso de fazer trilhas;
3. Colocar repelente e chapéu;
4. Levar lanche e água, pois não há comércio na área do parque.