NOTÍCIAS

Cultura | 28.02.14 - 08h04

Nem Com Uma Flor ganha as ruas do Recife Antigo

[caption id="attachment_44145" align="alignleft" width="680"] Prefeito Geraldo Julio prestigiou agremiação, que desfila desde 2001 levantando a bandeira da conscientização. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

O bloco político-carnavalesco Nem com Uma Flor, promovido pela Secretaria da Mulher do Recife, arrastou foliões nesta quinta-feira (27). O prefeito Geraldo Julio acompanhou a agremiação, que desfila desde 2001 divulgando ações de prevenção e combate à violência sexista contra as mulheres. A folia se concentrou na Praça do Arsenal da Marinha e seguiu pelas ruas do Recife Antigo onde encontrou-se com outros blocos da PCR, como o Meta na Folia, da Secretaria de Planejamento e Gestão, e De Suspensório Eu Vou, da Secretaria de Governo e Participação Social.

“Esse bloco é muito importante para estimularmos a reflexão sobre o combate à violência de gênero, que não podemos admitir em nossa cidade. O Nem Com Uma Flor levanta essa bandeira e a Prefeitura apoia”, enfatizou Geraldo Julio, que, durante o trajeto, recebeu o carinho das participantes do bloco. Equipes da Secretaria da Mulher e voluntárias vindas de toda a Região Metropolitana distribuíram material informativo e educativo durante o trajeto da agremiação. A animação foi garantida pelo Maracatu Baque Mulher, Orquestra de Frevo 100% Mulher e as Conxitas.

O bloco Nem Com Uma Flor  homenageou a  Dona Mariú, eterna Rainha  do Maracatu Estrela Brilhante e a atriz e compositora do frevo "Onde Andará Maria?", Diná de Oliveira. Neide dos Santos, de 45 anos, acompanhou todo o percurso com muita disposição. “Esta luta é minha, nossa e de todas as mulheres. Sempre participo e acho que todas as mulheres da cidade deveriam participar. É importante reconhecermos nosso valor e festejarmos a nossa dignidade”, declarou a aposentada.

ARTESANATO -  Dezoito artesãs recifenses participaram da oficina de criatividade, coordenada pela estilista Ester Bispo. O objetivo da ação foi criar os adereços de cabeça que foram utilizados no bloco Nem Com Uma Flor. O curso foi realizado no Centro Metropolitano Julia Santiago, em Brasília Teimosa. Durante duas semanas de aula, as artesãs criaram 700 adereços de cabeça, que foram distribuídos entre as mulheres das comunidades e convidadas que participaram do bloco.

As participantes também confeccionaram sombrinhas de frevo e dois estandartes-pirulitos com temas referentes ao fim da violência de gênero. Os turbantes foram escolhidos em homenagem à rainha do Maracatu e reiteram a magia da fantasia. As participantes ganharam auxílio financeiro, lanche e passagem para realizarem os adereços.

Para dona Janice Maria da Silva, ex-catadora de lixo de 68 anos, o clima era de felicidade. "Adoro o Carnaval. Agora que saí da vida de catadora posso trabalhar com artesanato, fazendo objetos para vender. Tenho um novo trabalho que gosto muito, e tudo isso só aconteceu porque acreditaram em mim”, falou a nova artesã.

CENTRAL - A Secretaria da Mulher estará com um ponto de escuta do Centro de Referência Clarice Lispector na Central do Carnaval, no Bairro do Recife. No local, haverá distribuição de material educativo e de preservativos femininos e masculinos. A tenda da Secretaria da Mulher tem parceria com a Gerência de Saúde da Mulher, da Secretaria de Saúde do Recife.