NOTÍCIAS

Cultura | 05.03.14 - 11h05

Terça-Feira Gorda de muito Carnaval no Recife

[caption id="attachment_44232" align="alignleft" width="682"] Foliões aproveitaram o último dia de folia. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

Geraldo Julio visitou polos da Prefeitura no Recife Antigo e no Centro da cidade

A Terça-Feira Gorda foi de muito Carnaval para o prefeito Geraldo Julio. O gestor iniciou a folia levando os filhos para o polo infantil da Praça do Arsenal da Marinha, no Recife Antigo, à tarde. Em seguida, Geraldo visitou o polo do Livramento, no Centro da cidade, para acompanhar shows de samba. Já a madrugada foi de frevo no pé, no Marco Zero.

“Mais de cinco mil pessoas trabalharam não só agora, mas durante o ano inteiro, para fazer este Carnaval acontecer. A população saiu satisfeita! O folião recifense e os turistas brincaram com muita alegria e segurança nos 63 polos montados pela Prefeitura. Não tenho dúvida que este foi o maior e mais bonito Carnaval que o Recife já teve”, afirmou Geraldo Julio, que percorreu os polos acompanhado da família e de secretários municipais.

No polo infantil da Praça do Arsenal da Marinha, primeiro visitado pelo prefeito, a Orquestra Super Pop garantiu a alegria da criançada. Para Maria Clara Neves, que foi ao Recife Antigo com o marido e a filha de quatro anos, a estrutura do carnaval facilitou o acesso de toda a família. “Achei muito bacana o esquema da van para quem estacionava na Prefeitura. Assim pudemos trazer toda a família com tranquilidade. Também foi importantíssimo a pulseirinha de identificação para as crianças, que garante aos pais mais segurança. Além disso, ficamos surpresos ao encontrar o prefeito com os filhos aqui. É bom saber que ele é um folião como a gente”, comemorou.

Geraldo Julio destacou a ampliação de polos - 14 a mais que em 2013. Também ressaltou a criação dos espaços para a criançada curtir a folia. “Oferecemos mais apresentações e shows. Aumentamos o espaço no Marco Zero para o público acompanhar os shows com mais comodidade. Fui a vários polos descentralizados nas comunidades e todos estavam lotados; cheios de gente para prestigiar a festa. Em 2015, vamos repetir um Carnaval tão bonito quanto esse”, cravou.

No Recife Antigo, o prefeito ainda esteve na Estação do Amostramento, instalada na Praça do Arsenal, onde os foliões podiam registrar seus momentos e postar nas redes sociais, com acessórios virtuais e adereços diversos. No lado oposto à praça, o gestor tirou fotos no projeto Lambe-Lambe, que garantiu aos foliões um registro que podia ser revelado na hora e levado como recordação da festa.

Na Rua do Bom Jesus a animação ficou por conta dos desfiles de blocos líricos e orquestras, que encantavam os presentes com as canções de antigos carnavais. Dona Célia Brito, de 78 anos, estava com o marido, José Alves, 83, quando registrou a alegria de poder viver o carnaval. “É muito bom poder vir aqui e assistir os desfiles; ouvir o frevo e dançar como se fazia na época da minha juventude. Muita coisa mudou, mas o Carnaval do Recife continua lindo. E este ano está muito tranquilo de se brincar”, pontuou.

Com muita disposição e samba no pé, o prefeito acompanhou os shows de Karynna Spinelli e do grupo Fundo de Quintal, no polo do Livramento. De lá, ele seguiu para ver o Bicho Maluco Beleza Alceu Valença, que ferveu a multidão ao som de “Voltei, Recife” e “Moreno Tropicana”, no Marco Zero. “Quem faz o Carnaval do Recife é o folião, nós só organizamos a festa. Quem garante a alegria e a paz nas ruas é a população. Também estou imensamente grato a todos que brincaram com consciência e respeito ao próximo”, enfatizou Geraldo.