Último dia para inscrições em cursos culturais no Sítio Trindade
Ainda há vagas para os interessados em participar dos cursos de cinema de animação, grafite, dança popular, teatro de bonecos e música, que acontecerão no Sítio Trindade, no bairro de Casa Amarela, Zona Norte do Recife. As formações são destinadas gratuitamente a jovens e adultos. As inscrições encerram nesta sexta-feira (7), no Sítio Trindade, no horário de 9h às 12h e das 13h às 17h. Cada curso terá duração de 152 horas-aula e todos serão realizados de 10 de março a 28 de abril de 2014. Confira em anexo mais detalhes sobre cada oficina.
As atividades formativas fazem parte de convênio do programa Mais Cultura, firmado entre a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e o Ministério da Cultura (MinC), e tem o apoio da Prefeitura da Cidade do Recife (PCR), que administra o Sítio Trindade. O convênio é inspirado no Movimento de Cultura Popular (MCP), que marcou a década de 60 com atividades educativas e culturais, sediadas no Sítio Trindade. A programação ainda contará com caravana de apresentações culturais e seminário sobre o MCP.
O curso de cinema de animação será ministrado pelo cineasta e produtor Lula Gonzaga. Já as aulas de grafite serão realizadas conjuntamente pelos artistas visuais e grafiteiros Moa Lago, André Pereira (CA Grafite), Johny C. e Diego Acioly. A formação em dança popular ficou sob a responsabilidade dos coreógrafos e bailarinos Tiago Ferreira, Heloneide Fagundes e Thamires Bezerra, integrantes do Balé de Cultura Negra do Recife (Bacnaré). As aulas de teatro de bonecos serão ministradas por Jorge Costa, da Associação de Teatro de Bonecos de Pernambuco. Já a formação em música será comandada pelo Maestro Adelmo Apolônio, que ensinará teoria musical e prática de conjunto, com aulas de saxofone, clarinete, percussão e violão.
O convênio entre a Fundarpe e o MinC também possibilitará a realização de uma caravana de apresentações culturais que percorrerá 17 praças ou escolas públicas do estado e de um seminário sobre o MCP, historiando a trajetória de atuação de vários artistas, educadores e militantes da sociedade civil. Com o título “Movimento de Cultura Popular: um sonho interrompido, uma história recorrente – 50 anos depois do golpe militar de 1964”, o encontro será realizado nos dias 31 de março e 1º de abril, às 19h, no auditório do Museu do Estado de Pernambuco. Entre os convidados do seminário que irão relembrar os momentos do MCP estão Germano Coelho, Abelardo da Hora, Geraldo Menucci, Silk Weber e Letícia Rameh. O seminário será aberto ao público interessado gratuitamente.
HISTÓRIA – O MCP foi criado no dia 13 de maio de 1960, como uma instituição sem fins lucrativos. Sua sede funcionava no Sítio da Trindade, antigo Arraial do Bom Jesus, localizado no bairro de Casa Amarela. O movimento era constituído por estudantes universitários, artistas e intelectuais e tinha como objetivo realizar uma ação comunitária de educação popular, a partir de uma pluralidade de perspectivas, com ênfase na cultura popular, além de formar uma consciência política e social nos trabalhadores, preparando-os para uma efetiva participação na vida política do País.
Serviço
Cursos no Sítio Trindade: de 10 de março a 28 de abril de 2014
Inscrições gratuitas: de 24 de fevereiro a 07 de março de 2014, no horário de 9h às 12h e das 13h às 17h.
Cinema de Animação, com Lula Gonzaga
Grafite, com Moa Lago, André Pereira (CA Grafite), Johny C. e Diego Acioly
Dança Popular, com Tiago Ferreira, Heloneide Fagundes e Thamires Bezerra (Bacnaré)
Teatro de Bonecos, com Jorge Costa (Associação de Teatro de Bonecos de Pernambuco)
Música, com o Maestro Adelmo Apolônio
Local: Sítio Trindade – Estrada do Arraial, 3259, Casa Amarela, Recife – PE.
Informações: (81) 3355-3411| www.fundarpe.pe.gov.br