PCR inaugura mais uma Creche-Escola e alcança marca de 710 vagas abertas desde 2013
[caption id="attachment_45192" align="alignleft" width="680"] Crianças também participaram de atividades do programa Vacina Contra Violência. (Foto: Andréa Rêgo Barros/ PCR)[/caption]
A Prefeitura do Recife completou a marca de 710 vagas disponíveis para as crianças de até cinco anos com a inauguração da quinta Creche-Escola da cidade na atual gestão. Na manhã desta quinta-feira (10), o prefeito Geraldo Julio entregou à população a nova creche que está localizada no bairro de Nova Descoberta. Só esta unidade terá capacidade para acolher 110 crianças, a partir de um investimento de R$ 1,6 milhão. A iniciativa reforça o compromisso do Executivo Municipal em universalizar o acesso à pré-escola para as crianças do Recife.
Durante a inauguração da unidade, Geraldo Julio descerrou a placa de inauguração do local e verificou as novas instalações. A creche recebeu o nome da procuradora Mércia Maria Bezerra Costa, falecida em 2012. Na ocasião, o gestor classificou o equipamento como um "provedor do futuro". "Hoje é mais um dia importante porque, quando falamos em crianças, estamos cuidando do futuro. Esse local é um provedor do tempo que chegará. O espaço é aconchegante e vai ofertar a tecnologia mais avançada que existe no mundo para as crianças. Além de tudo, estamos disponibilizando um suporte para os pais e mães que precisam trabalhar e não têm onde deixar os seus filhos; sem dúvida um grande equipamento", afirmou.
As 710 vagas estão distribuídas da seguinte forma: 240 na Creche-Escola Alcides Tedesco, no bairro da Madalena; 125 na Darcy Ribeiro, no Cordeiro; 110 na Carmelita Muniz de Araújo, na Guabiraba; 125 na 8 de Março, no Ibura de Baixo, além das 110 disponíveis no equipamento inaugurado hoje. Outras três creches estão em obras na cidade e serão entregues ainda este ano: Novo Detran, na Iputinga; Pantanal, no Ibura, e Sérgio Loreto, no bairro de São José. Até 2016, a PCR tem o compromisso de entregar 42 Creches-Escolas.
A Creche-Escola Mércia Maria Bezerra Costa foi financiada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O espaço oferece estrutura completa para a educação infantil, dispondo de lavanderia, cozinha, despensa, almoxarifado, copa, sala de higienização e lactário, bem como sala dos professores e administração. Além das quatro salas de aula, conta com sala multiuso e de tecnologia, refeitório, parque infantil, pátio coberto e anfiteatro. Cada sala de aula dispõe de um solário. Todo o prédio foi construído segundo as regras de acessibilidade. O terreno, onde também funciona uma escola profissionalizante do Rotary Club do Recife, tem um total de 5.141 m² e está localizado na Avenida Vereador Otacílio de Azevedo, 1.030, em Nova Descoberta.
O secretário de Educação do Recife, Valmar Corrêa, falou sobre o compromisso da Prefeitura do Recife em priorizar a qualidade do ensino municipal. "A meta é garantir educação com compromisso e qualidade; essas são as orientações que recebemos do prefeito e é, exatamente, o que estamos fazendo. Queremos garantir a aprendizagem em um ambiente agradável para estudar", salientou, depois de lembrar que a Prefeitura já reformou mais de 100 escolas da rede municipal.
VACINA CONTRA VIOLÊNCIA - Durante a inauguração da Creche-Escola, o prefeito Geraldo Julio lançou a Vacina Contra a Violência nas Escolas, uma ação da Secretaria de Segurança Urbana do Recife que visa estimular as crianças a refletirem sobre a importância de realizar boas ações. Para garantir a iniciativa, que percorrerá todas as escolas da rede municipal até 2016, um ônibus será levado às unidades com jogos eletrônicos que estimulam a prática cidadã. Só na Creche de Nova Descoberta, 24 computadores estão disponíveis para as crianças.
Para Geraldo Julio a Vacina Contra a Violência nas Escolas é um ato de cidadania que promove a conscientização das crianças em uma idade fundamental para o aprendizado. "É importante que desde pequenos eles tenham conhecimento de como é bom ter atitudes gentis, que promovam a paz e a segurança na cidade. Com esses simples gestos, estamos ajudando a conscientizar as futuras gerações sobre o bom convívio entre as pessoas", salientou.
A partir de uma parceria com a Fundação Holandesa Bernard Van Leer, a PCR assegurou um aporte de R$ 144 mil para garantir a ação. O programa contra a violência, inspirado em ações do mesmo tipo que aconteceram em Bogotá, na Colômbia, na década de 90, consiste em um jogo eletrônico pedagógico, uma revista em quadrinhos (gibi) e várias atividades complementares que visam estimular meninos e meninas entre 4 e 12 anos a refletirem sobre situações que envolvem bullying, respeito aos mais velhos, descarte correto do lixo e poluição sonora. Ao concluir todas as ações, o jogador recebe uma fita branca, simbolizando a vacina. Também serão distribuídas revistas em quadrinhos da Turma do Ben, personagens do jogo.