NOTÍCIAS

| 09.05.14 - 15h54

Mulheres em vulnerabilidade social comemoram Dia das Mães com acompanhamento do Mãe Coruja Recife

Programa contribui para que mulheres fiquem fora das estatísticas da mortalidade materno-infantil

Para as 118 mulheres em vulnerabilidade social, cadastradas no Mãe Coruja Recife, o Dia das Mães, comemorado neste domingo, 11, terá outra realidade. Elas agora não fazem mais parte das estatísticas de mortalidade materno-infantil da Capital, resultado do acompanhamento pré-natal, do parto e pós-parto e do filho até os 05 anos. Neste sábado, 10, às 9h, será realizado o 1º Encontro Mãe Coruja Recife, que reunirá mulheres para iniciar uma nova fase do Programa, os encontros mensais. O evento acontecerá no primeiro Espaço Mãe Coruja Recife, localizado na Policlínica Salomão Kelner, no bairro de Água Fria.

Na ocasião, será comemorado o Dia das Mães, com acolhimento, dinâmicas, depoimentos e discussão de assuntos relacionados à saúde da mulher e da criança. Nas atividades coletivas serão promovidas rodas de diálogo, contação de histórias, danças circulares, yoga e oficinas de alimentação saudável com enfoque nas demandas socioeconômicas e culturais do público alvo. As participantes vão sugerir temas para os próximos encontros e serão presenteadas com álbum do bebê e outros brindes.

Segundo a coordenadora do Mãe Coruja Recife, Mirtes Araújo, a capital vinha apresentando nos últimos 10 anos uma variação irregular e crescente da mortalidade materna, passando de 39,8 óbitos para cada 100 mil nascidos vivos, em 2001, para 75,3, em 2012. Baseado nesse quadro, foi criado o Programa, tendo em vista que as causas desses óbitos podem ser tratadas durante o pré-natal.

“As principais causas da mortalidade materna são a hipertensão, pré-eclampsia, doenças do aparelho circulatório e respiratório e abortamento, que são facilmente controlados se a mulher fizer o pré-natal regularmente”, esclarece Mirtes, salientando que no Espaço Mãe Coruja , em Água Fria, a gestante é acolhida pela equipe técnica constituída de 01 Assistente Social e 02 Enfermeiras. Ela acrescenta que cada mãe que completa um ciclo de sete consultas de pré-natal recebe como estímulo um kit Mãe Coruja, contendo banheira, saboneteira, sabonete, pomada para assadura, fraldas e timão, que somam 11 itens.

Quanto ao perfil da mortalidade infantil houve uma importante redução de 76,6 para 12,4, entre 1980 e 2008. A maior queda foi 2012 quando foi registrado índice de em 12,2. A grande preocupação se concentra no componente neonatal que é responsável por 8,7 do Coeficiente de Mortalidade Infantil (CMI). Contudo, quando analisada a distribuição dos óbitos infantis, segundo bairro de residência, verificou-se que 25 áreas apresentaram um CMI superior a média do Recife.

A tomada de decisão para a implantação do Programa no Recife foi a partir destas evidências. Foram priorizados os 10 bairros mais vulneráveis, sendo Água Fria, o primeiro a receber o Espaço Mãe Coruja Recife em janeiro deste ano. O próximo será instalado na Policlínica Valdemar de Oliveira, em Santo Amaro. Os demais serão implantados nos Distritos Sanitários (DS) III – Brejo da Guabiraba e Macaxeira; DS IV – Torrões; DSV – San Martin e Coqueiral e DSVI – Ibura.

Baseado na experiência exitosa do Mãe Coruja Pernambucana, o Programa Mãe Coruja Recife tem como objetivo reduzir a mortalidade materna e infantil. Visa ainda favorecer o crescimento e desenvolvimento infantil, contribuindo para a redução das desigualdades sociais através de ações estratégicas das políticas de Saúde, Educação, Mulher e Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

Serviço:

I Encontro Mãe Coruja Recife - Espaço Água Fria
Data: 10/05/14 – sábado
Hora: 09h
Local: Policlínica Salomão Kelner, Estrada Velha de Água Fria, 1658 – Água Fria

PROGRAMAÇÃO
09h – Recepção/acolhimento das gestantes e mãe do Programa Mãe Coruja Recife;
09h30 – Atividade de descontração/Integração (Programa Academia da Cidade);
10h – Atividade das Práticas Integrativas com o Núcleo de Apoio em Práticas Integrativas do Guilherme Abath) – Contação de Histórias e Danças Circulares;
10h30 – Falas
- Secretário de Saúde - Jailson Correia
- Mãe representando as demais – Recebe Kit e agradece
- Prefeito - Geraldo Julio
11h – Coffe breack e encerramento