NOTÍCIAS

Cultura | 16.05.14 - 10h18

Últimos orientadores de trânsito chegam às avenidas Abdias de Carvalho e Caxangá

[caption id="attachment_45924" align="alignleft" width="680"]
A última etapa da ação será implantada na próxima segunda-feira (19) nos dois maiores corredores da Zona Oeste do Recife. Agora serão 464 profissionais na operação. (Foto: Lú Streithorst/ Arquivo PCR)[/caption]

A cidade do Recife vai ser beneficiada com mais orientadores de trânsito, que chegam para reforçar o efetivo da Zona Oeste, a partir da próxima segunda-feira (19). Entre orientadores, batedores e inspetores, 76 profissionais começam a atuar em onze importantes cruzamentos das avenidas Abdias de Carvalho e Caxangá. Esta é a sexta e última etapa da ação, que é uma iniciativa da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU).

Com a última etapa do ação, a operação terá o total de 464 profissionais apoiando o monitoramento do trânsito em todo o Recife, sob coordenação da CTTU. São 372 orientadores de trânsito em solo, 44 batedores, 12 inspetores, 12 inspetores auxiliares, 8 monitores, 4 motoristas e 8 auxiliares de escritório. Além disso, quatro engenheiros de tráfego atuarão em contato com a Central de Operações de Tráfego (COT) da Companhia, realizando o planejamento de ações que permitam dar mais agilidade na mobilidade.

Nas duas avenidas que receberão a iniciativa circulam cerca 113 mil veículos por dia. Atualmente, 384 profissionais já trabalham em 24 vias: Governador Agamenon Magalhães, Norte, Rui Barbosa, Rosa e Silva, Parnamirim, Recife, Marechal Mascarenhas de Morais, Boa Viagem, Eng. Antônio de Góes, Conselheiro Aguiar, Eng. Domingos Ferreira, Herculano Bandeira, Visconde de Jequitinhonha, Visconde de Albuquerque e nas Ruas Benfica, José Bonifácio, José Osório, Marcos André, Conde de Irajá, Real da Torre, Padre Anchieta, Cosme Viana, 21 de Abril e São Miguel.

Os profissionais vão atuar entre 6h e 21h (de segunda a sexta-feira) e entre 7h e 14h (no sábado) e terão a função de orientar motoristas, pedestres e ciclistas no intuito de evitar a retenção do tráfego, o cometimento de infrações e a ocorrência de acidentes, tornando o trânsito mais seguro e eficiente. Eles não vão ter o poder de notificação de infrações, responsabilidade que continuará a cargo dos agentes de trânsito.

Todos os orientadores que vão atuar na operação passaram por capacitação teórica, prática e vivência de campo. Lições como legislação de trânsito, rede semafórica, técnicas de operação de trânsito e abordagem foram passadas nos treinamentos. Eles foram selecionados e contratados pela empresa terceirizada responsável pelo contrato. Muitos dos selecionados são egressos do Exército, outros foram do Projeto Trampolim, da Prefeitura do Recife. Outra grande parte enviou currículo através de e-mail e passou por processo de seleção.

Além do incremento de pessoal, houve a implantação de um sistema informatizado de gestão operacional para controle das equipes. Veículos, equipamentos de sinalização e comunicação também são aliados na melhoria do serviço prestado à população.

Para a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, a implantação total da ação representa um ganho na mobilidade do Recife. "A última etapa da ação dos orientadores representa a consolidação desta ação, que, em conjunto com o trabalho dos agentes de trânsito, está promovendo cada vez mais a melhoria na fluidez e na segurança do tráfego do Recife", comentou.