Prefeitura forma instrutores da guarda municipal e da equipe de agentes de trânsito da CTTU
Um grupo de vinte guardas municipais e agentes de trânsito da CTTU está habilitado para ministrar treinamentos na área de atuação com o objetivo de reforçar a preparação de novos profissionais dos dois setores. Eles foram capacitados no curso de Formação de Instrutores promovido pela Escola de Governo da Secretaria de Administração, encerrado nesta sexta-feira, 16.
Durante as quarenta horas do curso, os guardas e agentes aprenderam técnicas de como transmitir conhecimento com clareza e efetividade para adultos, além de métodos para planejar, estruturar e realizar um treinamento. Há seis anos na Guarda Municipal, Ronaldo Silva, 32, que também é formado em direito, explica como o curso preparou os alunos para transmitir conhecimento. "Estamos capacitados, por exemplo, para ensinar a utilização de arma do tipo taser (de choque), uso adequado da tonfa (tipo de cassetete) e como imobilizar uma pessoa", detalhou.
As aulas do curso de Formação de Instrutores foram ministradas pela psicóloga Ana Coimbra Falcão, servidora da Prefeitura e responsável pelo atendimento psicossocial dos guardas municipais, um serviço implantado pela atual gestão. "Esse grupo está pronto para ministrar cursos na área tática operacional para outros integrantes da corporação, o que vai tornar a guarda municipal e os agentes de trânsito melhor preparados" ressaltou.
O curso vai reforçar a função dos guardas municipais e agentes de trânsito que estão investidos do poder de polícia para garantir a proteção do patrimônio e o pleno exercício das atividades e serviços oferecidos pelo município. A coordenador do curso, Mariza Aquino, definiu como a capacitação vai contribuir para isso. "É uma atitude multiplicadora que vai se refletir na melhoria do trabalho da corporação para o atendimento à sociedade" destacou.
FORMAÇÃO EM ALTA - De janeiro a maio deste ano, a Escola de Governo já capacitou 395 servidores municipais em diversas áreas. O trabalho de capacitação é itinerante, sendo realizado pelas equipes de especialistas na sede dos diversos órgãos municipais.