NOTÍCIAS

Cultura | 20.05.14 - 16h06

Eleição para diretores de escolas municipais ocorre nesta quarta (21)

Podem votar alunos a partir de 11 anos, professores, servidores efetivos, pais ou responsáveis, membros do Conselho Escolar e os próprios candidatos. Urnas abrem às 8h.

Nesta quarta-feira (21), 211 escolas municipais elegem novos diretores e vice-diretores. Estão aptos a votar os alunos com 11 anos ou mais, professores, servidores do quadro efetivo da unidade de ensino, pais ou responsáveis, representantes do conselho escolar e os próprios candidatos. A campanha das chapas para a divulgação de seus planos de gestão ocorreu na semana passada.

As escolas que funcionam em três turnos receberão os votos das 8h às 20h, enquanto aquelas em que há aulas apenas pela manhã e à tarde abrirão as urnas às 8h e fecharão às 17h. O resultado do pleito será divulgado no dia 29 de maio no Diário Oficial do Município. A posse dos novos gestores e vice-gestores está marcada para o dia 9 de junho próximo.

Durante a campanha, as chapas divulgaram seus planos de gestão e fôlderes informativos. Segundo a secretária executiva de Gestão da Rede da Seduc, Danielle Freitas, o processo está sendo conduzido com toda a transparência, conforme estipulado pela Portaria Nº 87 de 31 de janeiro de 2014, que dispõe sobre as normas da eleição de dirigentes escolares.

A votação será realizada por meio de cédulas, já entregues às escolas participantes das seis Regiões Político-Administrativas (RPAs) da cidade. Os eleitores depositarão o voto em urnas, que serão lacradas após o término da votação e enviadas para o Conselho Escolar, responsável por homologar a apuração.

Em 12 das 224 escolas municipais do Recife não houve deferimento de candidaturas por parte da comissão eleitoral da Seduc. Por isso, os mandatos dos atuais dirigentes serão prorrogados até a convocação de novo processo eleitoral.