NOTÍCIAS

Cultura | 27.05.14 - 15h58

Escola de Governo e Guarda Municipal capacitam agentes para a Copa do Mundo

[caption id="attachment_46218" align="alignleft" width="680"] Parceria entre órgãos da Prefeitura do Recife já formou mais de cem agentes em espanhol. (Foto: Inaldo Lins/ PCR)[/caption]


A Escola de Governo e a Guarda Municipal formaram, nesta segunda-feira (26), mais uma turma em espanhol avançado. O grupo, formado por 20 pessoas, em sua maioria agentes de segurança, foi capacitado para atender turistas estrangeiros durante a Copa do Mundo. Desde o ano passado, mais de cem guardas municipais já receberam certificados do curso de idiomas.

Um dos guardas que participou do curso foi o subinspetor Iravam Amorim. “Eu já tinha um pouco de conhecimento em francês e resolvi estudar espanhol agora. Trabalho na Brigada Ambiental e sou lotado no Jardim Botânico, um dos pontos turisticos do Recife que deverá receber muitos visitantes durante a Copa do Mundo, inclusive estrangeiros. Por isso, é importante nos prepararmos para recebê-los”, explicou.

De acordo com a professora da Escola de Governo, Sheila da Fonte, que ministrou as aulas, o curso contou com lições práticas de situações que poderão ser encontradas no dia a dia. “Além de informar direções de ruas, eles agora tem condições de socorrer um turista que sofra um acidente, por exemplo, ajudando na comunicação da vítima com os socorristas. Também trabalhamos com os diferentes tipos de sotaques que existem na língua espanhola”.

CURSOS - Desde setembro de 2013, a parceria da Escola de Governo da Prefeitura com o comando da GMR formou mais de cem guardas municipais nos níveis básico, intermediário e avançado de espanhol. Outros 55 foram capacitados em libras, gestão pública e gestão de pessoas. Em parceria com a Companhia Independente de Apoio ao Turista (CiaTur), 25 agentes também foram qualificados para segurança aplicada ao turista.