NOTÍCIAS

| 05.08.14 - 09h36

Ciclos de Diálogos em Saúde discute transtorno mental, crack e outras drogas, no Recife

[caption id="attachment_47891" align="alignleft" width="680"] A primeira palestra foi sobre a situação do transtorno mental, crack e outras drogas. (Foto: Antônio Tenório/ PCR)[/caption]

Profissionais da área de saúde de diversas cidades do país participaram, nesta segunda-feira (04), da abertura dos ciclos Diálogos em Saúde: Reflexões sobre Teoria e Prática em Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, realizada pela Secretaria de Saúde da Cidade. O espaço foi inaugurado hoje, no Museu da Cidade do Recife, com a presença do secretário municipal de Saúde, Jailson Correia, e vai ampliar a discussão e a troca de experiências na área. A primeira palestra foi sobre a situação do transtorno mental, crack e outras drogas.

Para o secretário de Saúde, Jailson Correia, a iniciativa abre espaço para que muitos assuntos dentro de uma área específica sejam debatidos. “Vão passar por aqui bons profissionais, que vão trazer a teoria para explicar a prática, de forma a melhorar uma área tão desafiadora como a da saúde mental e o cuidado das pessoas”, afirmou.

De acordo com a gerente de Atenção à Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, Telma Melo, o intercâmbio de conhecimentos que os encontros vão gerar vai fortalecer ainda mais as discussões “A partir desses estudos é que poderemos colocar vivas as pesquisas que qualifiquem o processo do trabalho das equipes, bem como o processo dos cuidados dos usuários da rede”, disse Telma.

A professora da Universidade de Pernambuco (UPE), Charmênia Maria Braga Cartaxo da Universidade de Pernambuco (UPE) foi a primeira a apresentar o resultado de sua pesquisa. Ela realizou um mapeamento dos usuários de drogas na capital pernambucana e analisou a integração das ações de atenção à saúde na área de abrangência das Unidades de Saúde da Família (USFs).