AZORES traz olhar sobre o verde de Marcio Vilela Exposição reúne imagens de Portugal e do Recife
Será aberta nesta quarta-feira (13), às 18h, a mostra AZORES, do artista pernambucano, Marcio Vilela. A exposição traz uma série de fotos feitas durante dois anos em Portugal, onde está radicado, e na residência artística realizada no Recife. São diversas imagens que retratam o verde e suas nuances. A mostra fica aberta ao público até o dia 13 de setembro, no Mamam no Pátio, que fica na Casa 17 do Pátio de São Pedro.
Marcio Vilela define seu trabalho, realizado na ilha de Açores ou AZORES (como é mundialmente conhecida), em Portugal, como “uma busca de si mesmo”. Em suas fotografias é possível observar a exuberância das copas verdes das árvores em meio à neblina, aproveitando o contraste das cores.
Outro momento de AZORES é o resultado da residência artística realizada por Vilela no período de 17 de julho a 8 de agosto de 2014, no Recife. Nela, o artista desenvolveu uma pesquisa sobre algumas áreas verdes da cidade, a que denominou de “bolsas”, ou áreas verdes de matas “estranguladas”. Diversas eram as opções, entretanto, por questão de tempo e empatia com alguns dos lugares, o artista terminou por concentrar sua pesquisa no Parque Estadual de Dois Irmãos e no Jardim Botânico do Recife.
No Parque Estadual, o artista desenvolveu uma pesquisa de paisagem utilizando a fotografia de grande formato como suporte. Partes desses estudos de paisagens podem ser visualizadas através das polaroides feitas por Vilela. No Jardim Botânico, o artista coletou 30 espécies de plantas nativas da Mata Atlântica para a realização de um estudo da cor verde, através da extração da clorofila destas plantas. O resultado pode ser visto no livro de estudo produzido pelo artista, no qual apresenta as diversas tonalidades da cor verde presentes nas espécies.
SERVIÇO
Abertura da exposição "AZORES" - Marcio VilelaData: 13 de agosto, quarta-feira, às 18h
Local: Mamam no Pátio, Pátio de São Pedro, Casa nº 17, São José – Recife – PE
Período de visitação: de 14 de agosto a 13 de setembro de 2014.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira – das 9h às 17h
Telefone: (81) 3355-6764
Entrada franca