NOTÍCIAS

| 28.08.14 - 15h39

850 estudantes participam do Mutirão Oftalmológico do Projeto Olhar Recife

[caption id="attachment_48301" align="alignleft" width="680"] Para a ação, uma estrutura com consultório oftalmológico é montada na escola. (Foto: Carlos Augusto/ PCR)[/caption]

Desde às 7h desta quinta-feira, 28, que o Projeto Olhar Recife está promovendo na Escola Municipal Mário Melo, no bairro do Campo Grande, um mutirão oftalmológico com a proposta de identificar e tratar os estudantes da rede de Educação do Recife com problemas visuais. A ação é realizada numa parceria das Secretarias de Saúde e de Educação com a Fundação Altino Ventura (FAV). O mutirão continua no próximo sábado, 30, somando 850 participantes.

A professora da Escola Municipal Santa Cecília, Suzana Célia, afirma que o mutirão contribui para a melhoria do desempenho escolar dos alunos. “Muitas vezes eles tem problemas de vista, mas a família não identifica, nem sabe como tratar ou ainda não tem condições de comprar os óculos, e isso faz com que as crianças deixem de participar das atividades escolares porque têm dificuldades visuais”, relatou Suzana. Até às 17h desta quinta-feira, 28, alunos das escolas municipais Mário Melo, Santa Cecília, Profª Jandira Botelho e Ana Maurícia Wanderley participam do mutirão de hoje.

Para a ação, uma estrutura com consultório oftalmológico é montada na escola. Entre os exames realizados nos alunos estão o de acuidade visual, de fundo de olho e dilatação de pupila. Segundo a doméstica Júlia Graziela, 28 anos, o mutirão é importante pois permite a realização gratuita de exames para quem não tem condições. “Eu não teria como pagar os óculos da minha filha”, disse.

Se for constatado que algum aluno precisa usar óculos, ele escolherá a armação e Prefeitura do Recife fará a entrega gratuitamente. Caso for identificado algum caso mais grave durante os exames, a exemplo de glaucoma ou retina descolada, os alunos serão encaminhados para tratamento específico na sede da Fundação Altino Ventura.
Éder Lopes, técnico da FAV, afirma que o mutirão é uma oportunidade de aproximar o acesso das famílias aos exames. “A iniciativa facilita a participação dos estudantes e garante que essas crianças e jovens sejam atendidos e realizem do exame ao tratamento necessário”, destacou o técnico da Fundação.

Prontidão - Neste sábado, 30, o mutirão continua com os alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Mais 600 alunos de 50 escolas participarão da ação na sede da Fundação Altino Ventura, no bairro da Boa Vista. Dezesseis oftalmologistas estarão de prontidão para realizar os atendimentos. Ao todo, cerca de 850 pessoas serão atendidas no mutirão.

O projeto Olhar Recife já beneficiou cerca de 40 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino, e tem como objetivo ofertar consultas oftalmológicas para identificar problemas visuais e melhorar o rendimento escolar dos estudantes.