Comunidade de Bola na Rede recebe o programa Nenhuma Pernambucana Sem Documento
Recifenses poderão garantir, nesta segunda,a documentação civil de forma gratuita
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria da Mulher, realizará a segunda etapa do programa Nenhuma Pernambucana Sem Documento, na próxima segunda-feira (8), das 8h às 12h, no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), Carmelita Muniz, na comunidade de Bola na Rede, localizada no bairro de Guabiraba, zona norte do Recife. A ação visa possibilitar o acesso a documentos para as recifenses, de forma gratuita. O Nenhuma Pernambucana Sem Documento é uma ação da Secretaria da Mulher de Pernambuco, em parceria com a Secretaria da Mulher do Recife.
Neste dia, a seguinte documentação poderá ser retirada: Carteira de Identidade, segunda via da Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento e fotografias.Segundo a Secretária da Mulher do Recife, Sílvia Cordeiro, o programa é um passo importante para reconhecer os direitos civis das recifenses e com isso reparar as desigualdades de gênero." Uma mulher com documentos é uma cidadã apta a acessar direitos sociais econômicos e culturais. Realizamos a primeira etapa, em julho, enfatizando a importância da documentação civil", disse.
Além da emissão de documentos , a Secretaria de Saúde do Recife disponibilizará os serviços de mamografia, aferição de pressão arterial e da taxa de glicose, e testagem rápida para detecção de doenças sexualmente transmissíveis e HIV. Também está previsto um “Dia de auto cuidados ” com orientações sobre uma vida saudável e elevação da auto estima.
PRIMEIRA ETAPA - Em julho, foi realizada, no Centro da Mulher Metropolitana Júlia Santiago, em Brasília Teimosa, a capacitação em gênero e cidadania para 30 mulheres. Participaram da formação lideranças da sociedade civil e profissionais das Secretarias Municipais da Mulher, Saúde e Educação.