NOTÍCIAS

| 08.09.14 - 21h20

Estudo mostra importância das políticas públicas para usuários de drogas, no Recife

[caption id="attachment_48536" align="alignleft" width="680"] O cuidado às pessoas com necessidades decorrentes de drogas também foi discutido. (Foto: Inaldo Lins/ PCR)[/caption]

O trabalho “‘Suave’ Guerra às Drogas. Usuários em situação de Rua” mostra que as políticas públicas sobre drogas, no Recife, têm papel fundamental na atenção integral dos usuários. A conclusão foi apresentada, hoje (8) à tarde, durante o evento Diálogos em Saúde: Reflexão sobre teoria e prática, realizado pela Secretaria de Saúde do Recife, por meio da gerência de Saúde Mental, que socializa resultados de pesquisas realizadas na rede municipal de Saúde.

“A ideia é mostrar os serviços e como estão sendo ofertados os cuidados aos usuários, no Recife, além de apresentar como é o acompanhamento do trabalho desenvolvido nesta área no decorrer do tempo”, explicou a assistente social e autora do trabalho, Paula Moraes. De acordo com ela, o objetivo do estudo é analisar a garantia de direitos sociais dos usuários de álcool e outras drogas em situação de rua no Recife.

Os resultados apontaram um avanço nas políticas públicas voltadas para os dependentes de drogas. “Se há o uso de substâncias psicoativas, que altere o comportamento de uma pessoa, existe a necessidade do tratamento. Por isso as políticas públicas são indispensáveis nessa intervenção”, completou.

A pesquisa foi feita na Região Central da cidade, onde está concentrada a maioria das pessoas em situação de rua – agravada pela vulnerabilidade às drogas. De acordo com Paula Moraes, as políticas devem ser discutidas constantemente e direcionadas a todos os usuários. “O avanço é refletido quando se observa que se está produzindo conhecimentos, pesquisas e estudos”, finalizou.

Na ocasião, também foi debatido o trabalho sobre a Avaliação do Cuidado às pessoas com necessidades decorrentes do uso do crack, álcool e outras drogas na rede de atenção psicossocial do Distrito Sanitário III. O próximo encontro vai acontecer no dia 13 de outubro, no Museu da Cidade do Recife, no Forte das Cinco Pontas.

ASSUNTOS: