Jaqueira recebe atividades esportivas para pessoas com deficiência
Na manhã deste domingo (21), o Parque da Jaqueira foi palco do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. O local recebeu diversas atividades esportivas e culturais, com a participação de 200 pessoas com deficiência, além dos visitantes do Parque, que a todo momento paravam para assistir e interagir. O evento foi realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes.
Durante toda a manhã, os participantes puderam praticar modalidades adaptadas, com auxílio de monitores, como os jogos de badminton, tênis de mesa, bocha, totó, cama elástica, sinuca, frisbee, peteca e vôlei. Segundo a paratleta e chefe da Divisão de Paradesporto da PCR, Suely Guimarães, o Parque da Jaqueira foi escolhido porque possui brinquedos adaptados para pessoas com deficiência e isso é um marco para o segmento. "Fico muito feliz de estarmos aqui e ver as crianças participando. Elas são o futuro do esporte", afirmou.
Entre as crianças estava Caio Gomes, de oito anos, que muito animado aprendia a jogar badminton. Ele possui uma distrofia muscular e anda de cadeira de rodas, o que nada impede seu envolvimento no esporte. "Faço questão de levá-lo para todas as atividades. Quero que ele desde cedo participe e conviva com as pessoas que lutam pela causa", conta sua mãe, Mônica Chaves.
Para o paratleta Luiz Silva, "o esporte é uma ótima ferramenta de inclusão para a sociedade, inclusive para os deficientes". Ele é conhecido por competir na natação por Pernambuco e pelo Brasil nas Olimpíadas de Sydney, Atenas e Pequim e por ter ganhado sete medalhas olímpicas. Além disso, já bateu dois recordes mundiais, um na prova de 50 metros borboleta e outro no revezamento 50 metros medley. Além dele, também participou do evento a paratleta pernambucana Jenifer Martins, medalha de ouro no Parapan do México em 2011.