NOTÍCIAS

| 01.01.12 - 12h12

Destaques do último carnaval animam turistas no calçadão de Boa Viagem

Quem passava pelo calçadão de Boa Viagem na tarde deste sábado (31) se surpreendeu com a variedade de grupos musicais que fizeram uma preliminar da festa da virada e evocaram o carnaval que se aproxima. Os grupos de maracatu, frevo e samba foram escolhidos entre os destaques do último carnaval.
[flickrslideshow acct_name="recifeweb" id="72157628667946489"]

Comemorando 48 anos de tradição, a Escola de Samba Galeria do Ritmo do Morro da Conceição foi a primeira atração que convidou os transeuntes à entrar no clima. O diretor do grupo, Reginaldo Silva, discorda de quem acha que o ritmo é subjugado pelo povo pernambucano. “Apesar de sermos com todo o orgulho a cidade do frevo, a cultura do samba vem crescendo a cada dia e tem dado o seu recado”, disse. Ele ainda antecipou qual será o tema para o carnaval do próximo ano. “Vamos botar todo mundo pra cantar com nosso samba enredo ‘Pernambuco Leão do Norte canta e dança sua cultura’”, revelou.

O Maracatu Leão da Campina foi outra atração da orla marítima. O encontro entre os dois ritmos num dado momento encantou a paulista, Audrey Manfredini Bessa, que veio ao Recife para o fim de ano. “Fico impressionada com a forma que vocês valorizam as diferenças culturais e com a antecedência que as prévias do Carnaval ocorrem aqui”. Outra turista que tentava acompanhar a percussão foi uma alemã que trabalha numa ONG em Itamaracá.  Kirsten Thomsen está há seis meses em Pernambuco e falou do privilégio cultural brasileiro de ter  tantos gêneros musicais. “Vocês tem sorte, nós não temos isso na Europa. Temos um ou outro tipo de música tradicional, vocês parecem ter todos. Adoro a cultura de vocês, a música afrobrasileira principalmente”, ressaltou.

Em frente à Padaria Boa Viagem, a Orquestra Frevo Brasil recebeu os passistas da Escola Municipal de Frevo para uma apresentação que atraiu bastante a atenção de quem passava pelo local. Com saltos desconcertantes, muita descontração e interação com o público, os passistas foram aplaudidos na beira mar de Boa Viagem. Um dos mais carismáticos era Bhrunno Henryque, que deixou uma mensagem de Ano Novo. “Frevo é a energia do improviso. Ele reúne todas as classes num só ritmo. É isso que esse momento de virada do ano deve representar, a união das pessoas numa só corrente do bem.