NOTÍCIAS

| 01.01.13 - 10h07

Cultura popular e louvor no Réveillon do Ibura

Por Marcos da Silva

O Maracatu Leão da Campina abriu a programação do palco do Réveillon 2012, no Polo Ibura, na noite desta segunda-feira (31). Com 25 componentes em cena, duas damas do passo com suas calungas e os batuqueiros, o Leão, que completou 15 anos de existência, reverenciou a rainha, as damas e os orixás.

Em seguida, a Saltos Companhia de Dança subiu ao palco para mostrar a riqueza da cultura pernambucana na coreografia dos seus 11 bailarinos. Tudo começou com o Hino de Pernambuco, em ritmo do frevo, na interpretação de Alceu Valença. “Estamos fazendo um passeio pela cultura popular: frevo, maracatu, coco, forró”, revelou a coordenadora do grupo, Cristiana Lopes.

Campeão do Festival de Música para Afoxé, promovido pela Prefeitura do Recife, em novembro de 2012, o Afoxé Omô Nilê Ogunjá também reverenciou vários orixás: Oxum, Ogum e Xangô. Nos vocais, a belíssima voz de Nalva Silva. O Afoxé Omô Nilê Ogunjá tem no currículo o CD Berço dos Ancestrais, de 2009 e o DVD documentário Sou Eu, de 2012.

Para festejar a chegada do novo ano, o Ministério de Louvor El Shaday, interpretou hinos religiosos populares na voz do pastor José Henrique. “Desejo muita prosperidade, paz e a luz de Deus maravilhoso. Que 2013 seja um ano de muita honra para cada um em nosso País”, disse Henrique.

A pedagoga Helena Lopes, de 28 anos, estava empolgada com as atrações do Polo Ibura. “Que ótimo ter boas atrações para curtir com a família e os amigos perto de casa” disse a pedagoga.