NOTÍCIAS

Cultura | 01.01.13 - 22h35

Geraldo Julio toma posse como novo prefeito do Recife

[caption id="attachment_30228" align="alignleft" width="334"] João da Costa chegou ao local da cerimônia de transmissão de posse com o prefeito Geraldo Julio, e o governador do estado, Eduardo Campos. Foto: Fernando Silva[/caption]

Ato de transmissão de cargo foi acompanhado por mais de mil pessoas

 A cerimônia de posse e transmissão de cargo de prefeito do Recife aconteceu em clima de emoção e foi acompanhada por autoridades, público e militantes da Frente Popular. A primeira solenidade aconteceu às 16h, na Câmara Municipal do Recife, com a posse dos vereadores e do prefeito. Após o ato na Casa de José Mariano, as autoridades seguiram para o 9º andar do edifício-sede da Prefeitura do Recife, onde num encontro informal, o ex-prefeito João da Costa recebeu o prefeito eleito Geraldo Julio e o governador de Pernambuco Eduardo Campos. Ambos estavam acompanhados das respectivas primeiras damas Marília Bezerra e Cristina Melo. Além dos ex-vice prefeito Milton Coelho, e o vice empossado Luciano Siqueira e o Ministro da integração Regional Fernando Bezerra Coelho e o deputado Federal Fernando Filho. 

A comitiva desceu ao estacionamento do prédio-sede da Prefeitura onde numa estrutura armada para mil convidados teve inicio a cerimônia de transmissão de cargo. O primeiro a falar foi o ex-prefeito João da Costa que num tom emocionado agradeceu aos familiares e ao povo do Recife por tudo o que ele aprendeu nesta caminhada política. “Foram 12 anos consolidando políticas públicas que mudaram o Recife para melhor, mas ainda falta muito pra uma cidade mais justa para os recifenses. Hoje eu vejo que a mesma força política que atuou nesses 12 anos para transformar Pernambuco e o Brasil e que tem no ex-presidente Lula e na Presidente Dilma seus maiores expoentes ,estão hoje aqui representados. Não é um governo de continuidade mas de continuação da implantação de políticas públicas mais justas”, exaltou João da Costa. O ex-prefeito encerrou o discurso relembrando as dificuldades pessoais e administrativas que enfrentou durante sua gestão e agradeceu o apoio da família representada pela esposa Marília Bezerra e o filho João Vítor. O ex-prefeito encerrou suas palavras emocionado e foi bastante aplaudido pelo público.

[flickrslideshow acct_name="recifeweb" id="72157632408887867"]

Em seguida, o prefeito Geraldo Julio assinou o termo de posse sob os aplausos da militância e sancionou os três primeiros projetos de lei de sua gestão.  O que implanta a reforma administrativa. O que cria a carreira de Analista de Gestão e por fim a lei que cria o programa municipal de Parcerias Público  Privadas (PPP´s).   

O prefeito Geraldo Julio iniciou sua fala fazendo um agradecimento sincero ao povo do Recife pelo resultado da eleição. Apontou as primeiras conquistas de sua gestão, como as verbas garantidas junto a bancada Federal para aplicação nas áreas de saúde e formação profissional que somam R$150 milhões. Geraldo Julio fez questão de afirmar que sua gestão está baseada na eficiência administrativa e tem como principio o Plano de Governo elaborado durante a última campanha. “É um plano feito em cima da realidade dos recifenses, ouvindo o povo nas ruas e pela primeira vez um Plano de Governo foi registrado em cartório para se transformar em compromisso, em metas, e para sair do papel”. Geraldo Julio afirmou ainda se sentir honrado em ter sido eleito pela Frente Popular, a mesma que historicamente elegeu líderes como Pelópidas Silveira e Miguel Arraes, para o Governo Municipal. Geraldo Julio encerrou seu discurso utilizando uma das frases de ordem de sua campanha. “Podem ter certeza,a vida no Recife vai melhorar”, finalizou sob intenso aplausos da militância representada pelo garoto Samuel Luis Francisco, de 11 anos, que levou até o palco uma bandeira com as cores da campanha da Frente Popular. O gestor eleito e a primeira-dama, acompanharam o ex-prefeito João da Costa, e a esposa Marília Bezerra até saída, como derradeiro ato da cerimônia de posse. Amanhã (2) às 10 h acontece a posse do novo secretariado, também na área montada no estacionamento do edifício sede da Prefeitura.