NOTÍCIAS

| 01.01.13 - 10h03

Réveillon do Morro da Conceição é marcado pela paz e otimismo

 

[caption id="attachment_30206" align="alignleft" width="334"] A grande atração da festa de ano novo, o cantor Almir Rouche, animou o público ao som de muito frevo. Foto: Antônio Tenório[/caption]

Por Otávio Dias

As comemorações pela chegada do ano novo transformaram o Morro da Conceição, na Zona Norte da cidade, num grande salão de festas. A missa de ação de graças, os shows musicais e a queima de fogos foram acompanhados por centenas de pessoas que instalaram toldos, levaram mesas e cadeiras e brindaram com muita paz e otimismo os primeiros momentos de 2013. No polo oficial montado pela Prefeitura do Recife a programação incluiu grupos culturais do próprio bairro e de comunidades próximas, além do cantor e compositor Almir Rouche que comandou a contagem regressiva e o show especial de passagem de ano.

As apresentações musicais tiveram início às 21h com a banda de forró Mingau de Cachorro, que prestou uma homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga.  O vocalista Paulão (Paulo Roberto Santos), o sanfoneiro Nido do Acordeom, último a trabalhar com o Rei do Baião antes de sua morte, e os demais integrantes do grupo desfilaram sucessos eternos como Asa Branca, Sabiá e Sala de Reboco, para delírio do público. “Temos 13 anos de formação e nosso repertório é baseado no próprio Lua, além de Jackson do Pandeiro e canções autorais”, explicou Paulão.  

O resgate do coco mascado e da mazurca foram as marcas da apresentação seguinte, com os rapazes e moças do Coco de Manuel. Com forte percussão, eles são responsáveis pelo projeto cultural “Morro Samba Coco”, que no terceiro sábado de cada mês reúne diversos grupos de capoeira, maracatu e coco na própria Praça do Morro da Conceição. Manuel, que na realidade chama-se Anderson Barbosa, explicou que os cinco anos de existência de seu grupo de coco sempre foram marcados pela resistência e resgate da cultura do coco. “É importante participar de eventos como este para dar mais visibilidade ao nosso projeto, já que nossas músicas são todas produzidas dentro do grupo”, contou, explicando que apenas Jacira, a última música executada, é de autoria de Zé Neguinho, um compositor importante do bairro que faleceu há dois meses.

Como era de esperar, o show mais aguardado pelo público foi mesmo o de Almir Rouche, cantor de Igarassu que já tem sua história gravada na memória cultural pernambucana.  Afinal, são 43 anos de idade, 26 de carreira e dez CDs e cinco DVDs gravados, a maioria com músicas juninas e carnavalescas. “Hoje, vamos apresentar um repertório apropriado para o réveillon, com muito frevo e composições próprias e de artistas consagrados”, explicou Almir, que trouxe toda a família para participar da festa.      

Ao subir ao palco, mesmo embaixo de chuva, o pernambucano não decepcionou. Muito pelo contrário. Com uma banda afiada e belos passistas de frevo, Rouche fez todo mundo cantar e dançar até as primeiras horas de 2013. O ponto alto da apresentação ficou por conta da roda de ciranda que conseguiu reunir logo após a queima de fogos. Depois de Almir Rouche, a festa continuou com as bandas “Prarastapé”, “Emossamba” e “Swing Maneiro”.

No toldo da quadrilha junina “Tradição”, que tem sede no Morro da Conceição, a tesoureira do grupo Gilvânia Fagundes gostou muito da programação oferecida pela Prefeitura. “Está bem diversificada e oferecendo espaço a grupos musicais do próprio bairro. Vamos ficar até o fim”, prometeu. Com o caçula de dois anos no colo (Paulinho) e tendo ao lado uma agitada passista de frevo de cinco anos (Ana Paula), a estudante de enfermagem Rosa Martins, de 24 anos também apreciou a programação. “Acho que misturar gostos musicais em uma festa de rua como esta é a melhor forma de agradar todo mundo. O show de Almir foi muito animado e o pessoal do Mingau muito emotivo. Agora é só aguardar que 2013 nos traga muita alegria”, ressaltou, com um belo sorriso.