NOTÍCIAS

Cultura | 01.01.15 - 14h12

Polos animam réveillon nos bairros do Recife

Ibura, Lagoa do Araçá e Morro da Conceição contaram com atrações diversas e queima de fogos. (Foto: Antônio Tenório / PCR)

Uma noite com muita cor, música e alegria. Essa foi a tônica das festas realizadas nos polos montados em três bairros do Recife na noite desta quarta-feira (31) para a virada do ano. Ibura, Lagoa do Araçá e Morro da Conceição receberam shows diversos, queima de fogos e atraíram centenas de famílias para curtir a virada do ano em alto astral. A realização foi da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife.

No palco montado no Campo do Nacional, na UR-1, Ibura, a festa começou às 19h30 com a Orquestra do Maestro Duda já dando o clima da virada com muito frevo. Durante uma hora de show ele apresentou grandes composições nos três estilos do ritmo (rua, canção e bloco), numa apresentação pra lá de dançante. Logo em seguida, subiu ao palco Bria Soul e Banda, que é filho da comunidade, e o Grupo TS. Coube a Nena Queiroga fazer a festa da virada e, para encerrar a noite no polo Belo Xis, Wellington do Pandeiro e Ramos Silva animaram o público presente até a madrugada.

Irah Caldeira e Cristina Amaral comandaram a festa da virada na Lagoa do Araçá. (Foto: Antonio Tenório/PCR)

Na Lagoa do Araçá a área onde foi montado o palco estava tomada por diversas famílias que aproveitaram a festa desde o seu início. A Faceta Companhia de Dança abriu as atrações da noite, seguida de Paulo Perdigão que levou o samba para o polo colocando todo mundo para dançar. Depois, o forró tomou conta da Lagoa do Araçá com as apresentações de Irah Caldeira e de Cristina Amaral. À meia noite, a queima de fogos encantou a todos. Montado numa balsa instalada no centro da lagoa, o show de cores e luzes deixou adultos e crianças extasiados. A comerciante Ana Lúcia Souza, que estava pela primeira vez passando o réveillon no polo, já garantiu a volta na próxima virada do ano. “Simplesmente lindo. Com certeza a partir de agora vou passar meus réveillons sempre por aqui”, afirmou.

No Morro da Conceição as famílias da localidade também tomaram conta da praça central onde foi montado o palco para a festa. A Cia. Pé-Nambuco de Dança abriu as festividades com muito colorido e animação. Bate o Ganzá foi a atração seguinte e logo depois Edilza subiu ao palco com sua voz marcante. A virada foi capitaneada por André Rio que junto com sua banda colocou todo mundo pra dançar. E mostrando que ninguém estava a fim de deixar a noite acabar cedo, o público que tomou a praça do morro ainda se esbaldou ao som do samba com o Patusco, de Olinda.

Nesta quinta-feira (01) ainda tem festa no Recife. O polo montado na orla de Brasília Teimosa tem atrações a partir das 17h para toda a família. A festa começa com o Pastoril de Idosos Estrala Dalva, seguido do Grupo Perré-Nambuco. Logo depois sobem ao palco o Côco de Imbiriba, a Orquestra Xavier e o Samba 6 fechando a noite.