Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 01.01.23 - 12h02

Primeiro bebê de 2023 nasceu na Maternidade Barros Lima, na Zona Norte

img_alt

A menina nasceu nos primeiros 15 minutos do ano, no novo Centro de Parto Normal da unidade. (Foto: Cortesia/Secretaria de Saúde do Recife)


Nos primeiros 15 minutos do novo ano, o primeiro bebê a nascer em 2023, nas maternidades da Prefeitura do Recife, chegou ao mundo logo após a virada. O nascimento aconteceu na Maternidade Barros Lima, localizada em Casa Amarela, na Zona Norte da cidade. Ligada à Secretaria de Saúde (Sesau), a unidade realiza cerca de 300 partos de risco habitual por mês, dos quais cerca de 35% das pacientes são de outras cidades.

A menina, que se chama Sarah Sophia, nasceu pesando 3.825kg e com 51cm, de parto normal, no Centro de Parto Normal (CPN) da Barros Lima. A criança é filha de Daniele Soares da Silva, de 29 anos, que mora em Camaragibe, onde realizou o pré-natal. A mãe e a filha estão bem e devem receber alta amanhã.

Atualmente, são realizados mais de 1.200 partos (de baixo risco) mensais nas três maternidades (Arnaldo Marques, no Ibura; Bandeira Filho, em Afogados; e Barros Lima, em Casa Amarela) geridas pela Prefeitura do Recife, além do Hospital da Mulher do Recife (HMR), no Curado. Mais de 70% deles são partos normais. Do total de partos, cerca de 35% são de pessoas vindas  de outros municípios. No Hospital da Mulher também são realizados partos de alto risco.