NOTÍCIAS

Cultura | 01.02.13 - 21h46

Abertura do ano letivo 2013: secretário de Educação do Recife garante aplicação da aula-atividade ainda neste semestre

Secretário de Educação do Recife garante aplicação da aula-atividade ainda neste semestre (Foto: Luciano Ferreira / PCR) Secretário de Educação do Recife garante aplicação da aula-atividade ainda neste semestre (Foto: Luciano Ferreira / PCR)

Ao som do frevo, mais de três mil professores foram recebidos na manhã desta sexta-feira (1), no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Pernambuco, na abertura oficial do ano letivo da Rede Municipal de Ensino do Recife. Em seu discurso, o secretário Valmar Corrêa de Andrade anunciou que já foi encaminhada ao sindicato da categoria a proposta de uma comissão paritária que garantirá, em até 90 dias a partir da data de sua criação, a aplicação da aula-atividade. Os 90 mil estudantes da rede retornarão às 321 escolas na próxima quarta-feira (6).

“A proposta foi encaminhada também para os gestores das escolas e visa a solucionar, em definitivo, um problema que persiste por todos esses anos”, afirmou Valmar Corrêa de Andrade. O secretário acredita que 2013 será um ano de construção na educação e reforçou o compromisso de cumprir o que preconiza a Lei 11.738/2008, que garante 1/3 da jornada docente para atividades fora de sala de aula. “A prefeitura não está se negando a implantar a aula-atividade, mas precisamos ter uma atitude discutida e consciente”, esclareceu.

A declaração do secretário foi ratificada pelo vice-prefeito Luciano Siqueira, que representou o prefeito Geraldo Julio na abertura do ano letivo. No seu discurso, bastante aplaudido, pediu aos professores um crédito de confiança. “Vamos implantar a aula-atividade, sim. É um direito de vocês e o nosso governo irá garantir isso”, afirmou.

Com o tema Educação e Direitos Humanos, o evento contou com a presença de autoridades e gestores da educação, como a convidada palestrante professora doutora Aída Monteiro, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a presidente do Conselho Municipal de Educação, Ana Lúcia Rêgo, e a professora representante do Simpere, Luiza Lira.

Os professores presentes mostraram entusiasmo com a notícia e com o início do ano letivo nesta nova gestão. “Estou ansiosa, mas a expectativa é positiva. O prefeito já realizou melhorias em outros setores da cidade e acredito que educação também será prioridade”, comentou a professora Sueli Bastos, da Escola Municipal Jardim Monte Verde, na UR-02. “Recife deu uma virada com a nova equipe. Geraldo e Luciano formam uma gestão que transmite confiança à população”, afirmou Fátima Paes Barreto, da Escola Municipal Rosemar de Macedo, em Casa Amarela.

Durante a manhã, a professora coordenadora do Núcleo de Estudos na Educação e Direitos Humanos da UFPE, Aída Monteiro, ministrou palestra sobre o tema do ano letivo 2013, intitulado Educação em Direitos Humanos: reconhecimentos das diferenças e a construção da cidadania. Ela explicou aos professores a importância de incorporar os direitos humanos no programa das escolas e na formação continuada.