Mobilidade | 01.02.18 - 15h53
Prefeitura do Recife divulga operação de mobilidade para o Carnaval 2018
Uma equipe de 320 profissionais, entre eles 110 agentes e 140 orientadores de trânsito, vai reforçar as ações para facilitar o deslocamento dos foliões até o foco da festa (Foto: Daniel Tavares/PCR)
Para realizar o maior e mais animado Carnaval de rua do Brasil, a Prefeitura do Recife estruturou uma grande operação de mobilidade, envolvendo uma equipe diária de 320 profissionais, entre eles 110 agentes e 140 orientadores de trânsito, durante os cinco dias de folia. O esquema foi apresentado na manhã desta quinta-feira (31), pela presidente da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Taciana Ferreira, e pelo gerente geral de Operação e Fiscalização da CTTU, Fabiano Ferraz, durante coletiva de imprensa realizada na sede da PCR.
Segundo Taciana, o intuito da operação é promover a segurança viária e auxiliar o deslocamento das pessoas que desejarem curtir a festa no Centro da cidade. "Todos os pontos de bloqueio contarão com o apoio de agentes e orientadores de trânsito para garantir a tranquilidade dos foliões em circular pelo foco da folia, além de facilitar o deslocamento das milhares de pessoas que aproveitam as festas no centro da cidade. Nessa perspectiva, recomendamos a todos que utilizem os serviços do Expresso da Folia, além dos táxis do Recife e dos outros nove municípios da RMR, com os quais assinamos convênio, para acessar o foco da festa com mais comodidade", afirmou.
Além de uma operação especial de circulação de veículos, o público vai contar, a partir do sábado (10), com as linhas especiais do Expresso da Folia, inclusive no Galo da Madrugada, cuja tarifa custa R$ 10 com direito às viagens de ida e volta. Para o Galo, as linhas que sairão dos shoppings Tacaruna e Plaza terão o ponto de desembarque na Avenida Martins de Barros; enquanto as dos shoppings Recife e RioMar serão no Cais de Santa Rita. Já para os demais dias do Carnaval, o ponto de desembarque das linhas dos shoppings Plaza e Tacaruna será na Avenida Cais do Apolo; enquanto o das linhas dos shoppings Recife e RioMar será na Rua Madre de Deus. No sábado (10), o período de operação acontece das 18h às 5h. Já nos demais dias, o serviço estará disponível entre 15h e 5h.
Outra iniciativa para levar os cidadãos para o foco da folia é a ampliação do serviço de táxis até a Quarta-feira de Cinzas (14), que contará com a frota de mais nove municípios da RMR, além do Recife. Haverá ainda a implantação de seis pontos de táxis provisórios, sendo dois deles localizados no Cais de Santa Rita, que funcionarão apenas para o dia do Galo. Os demais estarão na esquina da Avenida Martins de Barros com a Ponte Maurício de Nassau, na Avenida Alfredo Lisboa, e em cima das pontes Buarque de Macedo e Giratória. O ponto de táxi provisório localizado na Avenida Martins de Barros, na esquina com da Ponte Maurício de Nassau, vai funcionar a partir da sexta-feira (9), das 19h às 2h. Os demais pontos vão funcionar a partir das 16h do sábado (10) até as 5h do dia seguinte, diariamente, com término na quarta-feira (14).
Também serão disponibilizadas 1.800 vagas de estacionamento gratuitas para aqueles que desejarem utilizar carro, moto ou bicicleta para chegar ao Centro da cidade. Um efetivo de 70 profissionais da Semoc estará trabalhando nos estacionamentos da PCR, Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e Tribunal Regional Federal (TRF), todos localizados na Avenida Cais do Apolo. No dia da abertura do Carnaval (sexta-feira), os espaços estarão abertos a partir das 18h e seguem até as 4h da manhã do sábado. Nos demais dias, o horário passa a ser das 12h às 4h, finalizando na terça-feira.
Confira informações completas sobre a operação de mobilidade da Prefeitura do Recife durante o Carnaval 2018 no link: http://bit.ly/2DQmRe6